Instituto San Raffaele Pisana
Reprodução
Instituto San Raffaele Pisana

As autoridades sanitárias da Itália identificaram um novo foco de disseminação do coronavírus Sars-CoV-2 em uma clínica privada de Roma, capital do país.

Segundo o secretário de Saúde da região do Lazio, Alessio D'Amato, foram contabilizados 37 casos ligados ao Instituto de Internação e Tratamento de Caráter Científico (IRCCS) San Raffaele Pisana, nos subúrbios do oeste de Roma, após a realização de cerca de 700 exames em pacientes, operadores sanitários e familiares.

As autoridades também iniciaram nesta segunda-feira (8) uma campanha de testes sorológicos (que detectam anticorpos contra o Sars-CoV-2 ) em todas as pessoas que receberam alta da clínica desde 18 de maio e em seus contatos próximos.

"O foco foi contido graças à intervenção rápida por parte da saúde pública", disse D'Amato. Segundo o secretário, isso demonstra que, apesar das medidas de reabertura das atividades sociais e econômicas, a população não pode "abaixar a guarda'.

Os casos positivos encontrados na clínica, que está isolada, foram transferidos para outras estruturas, e a Agência Sanitária Local (ASL) de Roma iniciou uma investigação epidemiológica para descobrir a origem do novo foco de Covid-19 .

Com cerca de 235 mil casos e 34 mil mortes, a Itália vive uma fase descendente na curva epidêmica e já reabriu praticamente todas as atividades interrompidas pela pandemia do novo coronavírus.

Para o pós-quarentena , a estratégia do país se baseará em identificar e isolar rapidamente eventuais focos de contágio para evitar um novo lockdown nacional.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!