Recentes pesquisas e especulações da imprensa apontam que o governo de Vladimir Putin esteja maquiando as estatícas relacionadas aos óbitos de Covid-19 no País. 

Leia também: São Paulo passa de 6,4 mil mortes e 86 mil casos de Covid-19

Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Reprodução/Twitter/KremlinRussia_E
Presidente da Rússia, Vladimir Putin

Segundo a coluna de Sandra Cohen, com 370 mil casos do novo coronavírus (Sars-coV-2), atrás apenas dos EUA e do Brasil, o baixo número de mortes na Rússia - cerca de 4 mil, que equivalem à taxa de 27 para cada milhão de pessoas - leva a crer que o governo esteja manipulando os dados e que a situação é bem mais grave. Só nos EUA, por exemplo, a taxa de letalidade da Covid-19 é de 305 por milhão; no Brasil, 116.

Leia também: SP tem 272 mortes por Covid-19 em um dia e total de óbitos passa de 6 mil

Corroborando a suspeita, uma pesquisa realizada em meados de maio pelo site de notícias Meduza indica que, apesar do alto índice de contágio, o governo russo omite os mortos: um em cada três médicos disse ter sido orientado a mudar o relato de óbito, alegando outra causa, como pneumonia. 

Leia também: Covid-19: Anticorpos de cavalos pode começar a ser usado em 3 meses

Os jornais Financial Times e The New York Times  sugerem também que o número de mortos pela Covid-19 na Rússia é 70% maior do que o indicado pelas autoridades, baseado no levantamento de óbitos em Moscou e São Petersburgo em relação ao último ano. Em resposta aos veículos, o governo de Vladimir Putin atribuiu os dados à desinformação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!