Cerca de 40 milhões de norte-americanos foram dispensados de seus trabalhos e tiveram que dar entrada no seguro desemprego. Entre as mais afetadas pela pela pandemia do novo coronavírus (Sars-coV-2) estão as mulheres. Juntas, elas somam mais da metade (20,5 milhões) das pessoas que perderam seus empregos. 

Leia também: Covid-19: Anticorpos de cavalos pode começar a ser usado em 3 meses

Especialista ainda afirma que - ganhando menos que os homens - elas devem demorar mais para se recuperar da crise
shutterstock
Especialista ainda afirma que - ganhando menos que os homens - elas devem demorar mais para se recuperar da crise

De acordo com dados do Departamento de Trabalho americano, devido à crise da Covid-19 , o desemprego nos EUA disparou dez pontos percentuais em 30 dias, e o índice entre as mulheres chegou a dois dígitos pela primeira vez desde 1948.

Leia também: SP tem 272 mortes por Covid-19 em um dia e total de óbitos passa de 6 mil

Especialistas apontam que parte desse impacto acontece porque elas ocupam postos da linha de frente dos setores mais afetados, como lazer, turismo, educação e saúde, e ressaltam que os números ainda vão piorar para elas.

O desemprego total nos EUA chegava a 4,4% em março e, no mês passado, saltou para 14,7% —maior índice desde a Grande Depressão, na década de 1930, quando não existia estatística oficial. Entre as mulheres, o índice em março de 2020 era de 4% e escalou para 15,5% em abril, enquanto a taxa foi de 4% para 13% entre os homens.

No setor de educação e da saúde, por sua vez, foram 2,5 milhões de postos de trabalho fechados em abril, sendo que as mulheres ocupavam 2,1 milhões deles, ou seja, 83%.

Leia também: São Paulo passa de 6,4 mil mortes e 86 mil casos de Covid-19

Além disso, para a especialista em disparidade de raça e gênero, Quenette L. Walton, da Universidade de Houston, com salários mais baixos - mulheres ganham 82% do rendimento dos homens - e menos reserva financeira, as trabalhadoras também devem demorar mais tempo para se recuperar da crise da Covid-19 .

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários