Total de casos do coronavírus no planeta já é de mais de 3,5 milhões
Reprodução
Total de casos do coronavírus no planeta já é de mais de 3,5 milhões

O número de casos confirmados de Covid-19 pelo mundo ultrapassou 3,5 milhões nesta segunda-feira, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Ao todo, mais de 247 mil pessoas morreram após contraírem o novo coronavírus, cuja letalidade chega a ser 10 vezes maior do que a do H1N1, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia também: Bolsonaro nomeia Rolando Alexandre para diretor-geral da PF; saiba quem é

A marca de 3,5 milhões de diagnósticos foi batida apenas uma semana após os casos chegarem a 3 milhões, no dia 27 de abril, e 19 dias após baterem 2 milhões. O milionésimo infectado, por sua vez, foi registrado em 2 de abril, mais de três meses depois do registro dos primeiros casos, na cidade de Wuhan, na China, no último dia de 2019.

Segundo a contagem mais recente do Ministério da Saúde, o Brasil ultrapassou no domingo a marca de 100 mil casos, chegando a 101.147 infecções confirmadas e 7.025 mortes. Com uma das curvas de crescimento mais acentuadas, o país é hoje a sétima nação com maior número de mortes pela doença. Segundo especialistas ouvidos pelo Globo, isto ocorre devido a políticas de  saúde  pública desencontradas, falta de testes para pacientes e baixa adesão ao isolamento social.

Pouco menos de um terço dos infectados está nos Estados Unidos, epicentro global da doença: ao todo, são 1.158.341 casos e 67.686 óbitos. A maior parte das contaminações se concentra no estado de Nova York, onde mais de 321 mil pessoas foram infectadas e 24,5 mil morreram. De acordo com a Johns Hopkins, ao menos, 7 milhões de testes foram feitos no país. Os recuperados são, oficialmente, pouco mais de 180 mil.

Você viu?

Leia também: Bolsonaro diz que Moro fez "fofoca" ao acusá-lo de interferência na PF

O segundo país com maior registro de casos é a Espanha (217.466), seguida da Itália (210.717) e do Reino Unido (187.842). As nações europeias também são as que têm maior número de óbitos, atrás apenas dos Estados Unidos: a Espanha tem 25.264; a Itália, 28.884; e os britânicos, 28.520. Tal como os EUA, o Brasil e boa parte do planeta, no entanto, estima-se que haja subnotificação dos casos e das mortes .

Com novos casos sob controle , diversos países europeus começaram o desconfinamento nesta segunda-feira, dando início à retomada lenta e gradual das atividades. Na Itália, as autoridades suavizaram o confinamento com a esperança de reativar uma devastada economia, enquanto na Espanha, os cidadãos começaram a voltar às ruas no sábado. O uso de máscaras onde não é possível respeitar o distanciamento social é obrigatório.

Na vizinha Portugal, o governo autorizou nesta segunda-feira (4) a reabertura de pequenos estabelecimentos comerciais, salões de beleza e concessionárias de automóveis, mas o uso de máscaras nas ruas e nos transportes públicos também é obrigatório. Na Alemanha, a reabertura progressiva das escolas em algumas regiões também começou nesta segunda-feira. Já na França, o fim gradual da quarentena começará no dia 11.

Leia também: Barroso diz que Forças Armadas não se vinculam ao governo e lembra da Venezuela

As primeiras notificações da doença respiratória começaram a aparecer há pouco mais de quatros meses, na China. Com 83.912 diagnósticos da Covid-19 e 78.306 pessoas recuperadas, o gigante asiático deu início à retomada gradual de sua economia no início de abril e vem adotando medidas de contenção para evitar uma segunda onda de casos trazidos do exterior.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!