Após conter propagação, Itália iniciará
Reprodução
Após conter propagação, Itália iniciará "fase 2" do plano de retomada

País europeu com o maior número de mortes causadas pela Covid-19, a Itália anunciou neste domingo que começará a relaxar a quarentena a partir do dia 4 de maio. As regras da chamada “fase dois” de contenção ao vírus foram explicadas pelo premier Giuseppe Conte, que agradeceu a colaboração da população, mas disse que o retorno lento e gradual à normalidade é fundamental para evitar um novo crescimento dos casos.

Leia também: Covid-19: em crise, Manaus tem estoque de caixões para apenas mais cinco dias

Atrás apenas dos EUA e da Espanha, a Itália é o terceiro país com mais diagnósticos do novo coronavírus : 197 mil, com 26,6 mil mortes. Em confinamento total desde o dia 9 de março, os italianos conseguiram controlar o contágio, que vem caindo progressivamente em abril.

Com isso, a fase dois do plano de contenção, segundo Conte, será de “convivência com o vírus”, e ocorrerá em três etapas, que começarão nos dias 4 de maio, 18 de maio e 1º de junho.

"Nós esperamos um desafio bastante complexo. Nós precisaremos viver com o vírus e adotar todas as precauções possíveis", disse o premier sobre o plano, que levou semanas para ser elaborado.

A partir do dia 4 de maio será permitida a visita a familiares – “mas não festas privadas”, como advertiu o premier – e funerais com até 15 pessoas. Missas e cultos religiosos, no entanto, continuarão suspensos, algo que gerou críticas de organizações católicas. Parques e jardins serão reabertos para a prática de esportes individuais, desde que se respeite uma distância de 2 metros.

Você viu?

Leia também: Em carta a Bolsonaro, delegados da Polícia Federal apontam"crise de confiança"

Ainda assim,  os motivos para sair não se ampliarão. O trânsito entre as regiões do país continuará suspenso e aqueles que saírem de casa deverão apresentar declarações justificando suas jornadas. Será ainda criada uma lei regulando que apenas aqueles com temperaturas corporais inferiores a 37,5 graus poderão sair de casa.

Nesta primeira etapa, boa parte da atividade industrial e da construção civil será retomada . Duas semanas depois, no dia 18, começará a reabertura do comércio. Além das lojas, museus, centros de exposição e bibliotecas poderão abrir novamente suas portas. O resto das indústrias também poderá voltar à normalidade. Livrarias, papelarias e lojas de roupas de bebês já estão abertas desde o dia 14 de abril.

Caso a curva de contágio permaneça sob controle, restaurantes e bares poderão voltar ao funcionamento normal a partir do dia 1º de junho, mas respeitando as regras de distanciamento social . Salões de beleza, barbearias e estabelecimentos de cuidados pessoais também poderão voltar a funcionar. As escolas, por sua vez, só serão reabertas com o início do novo ano letivo, em setembro.

Leia também: Jorge Oliveira é o novo ministro da Justiça, diz TV

"A reabertura será permitida sob a condição de que todas as companhias envolvidas respeitem estritamente os protocolos", disse Conte.

A quarentena foi particularmente dura para a Itália , dona de uma das maiores dívidas públicas do planeta. Em meio a previsões de que o país terá sua pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial, empresários vêm pressionando o governo para que a retomada da economia ocorra com maior velocidade. De acordo com Conte, restrições deverão continuar em vigor até que uma vacina contra a Covid-19 seja descoberta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!