Estudo de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, afirmam que medidas de distanciamento social podem ser necessárias até 2022 para evitar que o novo coronavírus (Sars-Cov-2) continue a ameaçar o sistema de saúde dos países de todo o mundo.

A pesquisa, publicada na revista Science,  usou dados sobre o Sars-CoV-2 e também outras formas de coronavírus para simular uma enorme variedade de cenários de evolução da Covid-19 ao longo dos próximos anos, chegando até 2025.

Veja também: Após Mandetta perder apoio de militares, Bolsonaro quer forçar sua demissão

Muitas incertezas circundam o assunto, principalmente por ainda não ser de conhecimento total da ciência como ficará a imunidade das pessoas que já contraíram o Covid-19 e se recuperaram, mas, segundo evidências encontradas pelos pesquisadores, a resistência ao vírus será temporária, durando apenas um ou dois anos. Essa é, por exemplo, o tempo que dura a imunidade ao causador da Sars, considerado “primo” do causador da atual pandemia.

Deste modo, é provável que o novo coronavírus circule anualmente, ou a cada dois anos, assim como os outros tipos de coronavírus (que, em geral, causam apenas sintomas leves).

Você viu?

Ruas vazias em Lecce, na Itália, um dos países mais afetados pelo Covid-19
Bruna Schiavottiello/Arquivo pessoal
Ruas vazias em Lecce, na Itália, um dos países mais afetados pelo Covid-19

Em suma, todas as simulações feitas pelos cientistas mostram que o vírus continuaria se multiplicando na população em qualquer período do ano. Apenas a intensidade do pico de contágio é que mudaria de acordo com as estações do ano.

Os pesquisadores também simularam os efeitos das medidas de distanciamento social – fechamento de escolas, eventos, comércio, restrição da circulação etc. – sobre o avanço da doença e a sobrecarga do sistema de saúde.

Veja também: Coreia do Sul realiza eleições gerais em meio à pandemia

Foi constatado que se o isolamento for realizado apenas uma vez e por um curto período, os resultados são menos efetivos, pois reserva uma grande população de pessoas suscetíveis, sem que haja chance de algumas delas desenvolverem defesas; assim, quando o vírus retornar, o pico de contágio pode ser ainda mais bruto.

Deste modo, segudo os pesquisadores, é preciso que seja descoberto como a imunidade ao Sars-Cov-2 realmente funciona e entender o impacto de medidas como medicamentos e vacinas, além de testar cada vez mais pessoas para determinar a presença de anticorpos contra o vírus, para que o afrouxamento e endurecimento  distanciamento social seja definido de maneira efetiva, com base na proporção de novos casos e de leitos de hospital e UTI na população de cada país.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!