ruas de nova york vazias arrow-options
Reprodução
Governador de Nova York fala em reabertura


O comércio do estado de Nova York , nos Estados Unidos, deve iniciar reabertura e começar a afrouxar quarentena, medida de prevenção adotada para combater o novo coronavírus . Afirmação foi feita pelo governador Andrew Cuomo, que afirmou ainda que esta reabertura precisa ser feita com cautela.

“Deveríamos estar ansiosos para reabrir, mas reabrir com um plano e um plano inteligente", disse. O governador afirmou ainda que o estado de Nova York unirá forças a estados vizinhos, como Nova Jersey, Connecticut, Pensilvânia, Delaware e Rhode Island, para contratar um profissional de saúde pública e um consultor econômico para pensar em um plano de reabertura que seja seguro.

Leia também: Vítimas de Covid-19 são enterradas em fossas em Nova York

Desta maneira, ele se alinha ao posicionamento do presidente Donald Trump, que vem afirmando desde o início da pandemia que os norte-americanos deveriam retomar a jornada de trabalho.

O governador é uma das figuras políticas no país norte-americano que mais tem defendido as medidas de distanciamento. Na semana passada, ele chegou a participar de uma campanha no Twitter dizendo que ficava em casa para proteger a mãe.

Leia também: Casos de Covid-19 em Nova York superam números na Itália


Apesar de dizer que “o pior já passou”, Cuomo afirmou que é necessário que a população continue isolada para que a curva continue achatada. “Se você tomar as precauções, sua família não será infectada. Nós podemos controlar a propagação. Sinta-se bem com isso", disse.

Leia também: Estudos descobrem nova via de entrada do vírus no organismo

Em relação às vítimas de Covid-19 , Cuomo afirma que os óbitos no estado já ultrapassam 10 mil pessoas, mas que “curva continua achatada”. No último domingo, 12, foram 671 mortes. Para ele, o processo de retorno é mais complexo do que parece, e não é como um interruptor. "É como assistir a um incêndio atravessando a grama seca com um vento forte", comparou.

    Veja Também

      Mostrar mais