Em comunicado, Ordem dos Médicos do país lamentou a situação
Reprodução/Ordem dos Médicos
Em comunicado, Ordem dos Médicos do país lamentou a situação

Além de todas as complicações e dificuldades criadas pela pandemia do Covid-19, Portugal está enfrentando mais um problema relacionado ao aumento dos casos: pessoas que apresentam outras doenças estão sendo deixadas de lado e engrossando o número de mortes no país.

Leia também: Covid-19: EUA voltam a bater recorde de mortes diárias; total é de quase 15 mil

A divulgação dos aumentos de óbitos entre pacientes que não tem o novo coronavírus (Sars-Cov-2) foi feita pela Ordem dos Médicos de Portugal em um comunicado nesta quinta-feira (9). De acordo com o texto, essas pessoas estão sendo "relegadas ao segundo plano" por falta de estratégia e organização dos hospitais.

"Os indicadores sobre o excesso de mortalidade mostram que, infelizmente, os doentes não Covid-19, por falta de estratégia e organização, são relegados ao segundo plano, mesmo o que têm doenças graves e que não podem esperar por atendimento", revela Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, em texto divulgado pelo Jornal de Notícias.

Você viu?

Na sequência, Guimarães afirma que tem noção das dificuldades e que é "impossível manter toda a atividade normal e ainda responder aos casos do novo coronavírus ". Entretanto, faz uma ressalva e relembra que a entidade já havia apontado para a necessidade de uma reprogramação nos hospitais para um melhor atendimento.

Leia também: Foto de armas e xingamento de “gado”: seguidores questionam tag #JairNobeldaPaz

"Não podemos aceitar que se faça uma gestão meramente política da situação, em que só os números da pandemia importam e todas as outras doenças deixem de existir", finalizou.

Até o momento, segundo dados da universidade norte-americana Johns Hopkins, Portugal soma mais de 13 mil casos da Covid-19 e 380 mortes causadas pela doença.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!