Enfermeira arrow-options
Reprodução
Imarís Vera era funcionária de um hospital em Chicago

Integrantes da linha de frente do combate ao Covid-19, médicos e enfermeiros são os mais expostos ao contágio durante a pandemia. Com a escassez de equipamentos de segurança, este risco aumenta ainda mais e acaba gerando cenas incomuns. Na última semana, o relato de uma enfermeira que pediu demissão de um hospital nos EUA por temer pela própria vida ganhou as redes sociais: "o país não está preparado para a batalha".

Leia também: Covid-19: após quedas seguidas, Espanha volta a registrar alta de mortes diárias

No vídeo, a enfermeira Imarís Vera aparece chorando ao revelar que pediu demissão e relata as dificuldades que vinha enfrentando em seu posto de trabalho em um hospital de Chicago. Entre os pontos listados por ela, destacam-se a falta de equipamentos de proteção para os funcionários e até de equipamentos de respiração artificial para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus (Sars-Cov-2).

"Estive tentando me manter segura, pois tenho familiares com doenças pré-existentes e sei que eles não têm condições de conseguir um ventilador se contraírem a Covid-19 . Aqui, nenhuma das enfermeiras está usando máscaras. Por isso, comprei uma do tipo N95 para mim", diz Vera.

Entretanto, ela revela que não foi autorizada a utilizar o equipamento, mesmo em situações de maior risco. Foi neste momento que ela decidiu pedir demissão e evitar um problema ainda maior: "eu só queria me sentir segura e ter condições de trabalho adequada. A verdade é que os EUA não estão preparados para isso e os enfermeiros não estão sendo protegidos".

Após a publicação, a enfermeira recebeu muitas mensagens de apoio de pessoas que também estão enfrentando o problema, mas também foi muito criticada por ter "abandonado" pacientes em meio à pandemia do Covid-19.

Leia também: Ciumeira: proximidade de Mandetta com sertanejos incomoda Bolsonaro

"Tenho tentado responder todas as mensagens, mas gostaria de deixar algo claro: eu não abandonei a enfermagem . Estou procurando outro emprego, em um local que me dê condições e segurança. Me demiti porque temia pela minha saúde e da minha família. Comentários negativos não ajudarão em nada neste momento. Para os que foram compreensivos, meu muito obrigada", escreveu Imarís em seu perfil no Facebook.

    Veja Também

      Mostrar mais