Presidente Donald Trump
Reprodução/Twitter
Presidente Donald Trump

Em uma entrevista coletiva marcada por dados sobre tratamentos para enfrentar o coronavírus, equipamentos e algumas discussões com repórteres, o presidente Donald Trump parece ter aceitado que a ideia de "abrir os EUA" até a Páscoa, que ele vinha cogitando desde a semana passada, não é plausível.

Leia também: "De saco cheio", Bolsonaro estuda demissão de Mandetta

Falando no Rose Garden, ao invés da habitual sala de imprensa, Trump anunciou que as recomendações do governo federal para o distanciamento social serão ampliadas pelo menos até 30 de abril — até há poucos dias, o presidente não escondia seu desejo de afrouxar essas regras depois de 12 de abril, apesar de especialistas, incluindo da força-tarefa da Casa Branca, afirmarem que isso não era recomendável.

As medidas recomendadas pelo governo federal dos EUA, e que vêm sendo impostas obrigatoriamente por alguns estados do país, são de que as pessoas fiquem em suas casas e não se reúnam em grupos de mais de 10 pessoas.

Trump afirmou que o pico da doença deve ocorrer "nas próximas duas semanas", ou seja, justamente no período que ele antes via como o provável para essa reabertura do país. "Nada seria pior do que declarar vitória antes que essa vitória seja obtida", admitiu o presidente americano neste domingo.

Ele ainda espera que haja uma redução no número de casos e mortes até o começo de junho, quando o país poderia vislumbrar o início de algum retorno à normalidade. Ele também disse esperar não ser necessário estender novamente as medidas de distanciamento social.

Você viu?

Leia também: Aliados pedem que Mandetta resista no cargo e preveem embates com Bolsonaro

Os EUA têm quase 140 mil casos confirmados, com 2.300 mortes. Mais cedo, o epidemiologista Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, havia estimado que o coronavírus pode deixar até 200 mil mortos e "milhões de casos" no país. Fauci, por sinal, foi apontado por comentaristas na imprensa americana como o grande responsável por convencer o presidente a mudar de rumo.

Na coletiva de sexta-feira, Trump sinalizou que iria tomar suas decisões com base em especialistas. Neste domingo, considerou ainda que, se os EUA conseguirem deixar a taxa de mortalidade dentro ou abaixo do previsto, será um sinal de que "um trabalho muito bom foi feito".

Aos jornalistas, com quem teve algumas rusgas, falou também sobre tratamentos que estão sendo feitos com pacientes, especialmente em Nova York, cidade com o maior número de infecções e mortes. Ele voltou a dizer que os EUA estão realizando mais testes "do que qualquer país no mundo" e anunciou a aprovação de um kit de testagem capaz de dizer se uma pessoa está ou não com o coronavírus em até cinco minutos.

Leia também: Maduro foi único chefe de país com mensagem apagada no Twitter além de Bolsonaro


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!