O vulcão Merapi é um dos mais ativos do mundo
Reprodução Twitter/tripjeepmerapi
O vulcão Merapi é um dos mais ativos do mundo

Um dos vulcões mais ativos do mundo entrou em erupção na manhã desta quinta-feira (13). O vulcão Merapi, situado na ilha de Java na Indonésia, expeliu lava incandescente, liberando gases que formaram uma nuvem de mais de dois quilômetros de altura.

Leia também: Idoso de 71 anos morre ao cair em tubo de lava no Havaí

Moradores da região foram instruídos a permanecerem a uma distância mínima de três quilômetros da cratera do vulcão. As autoridades da Indonésia pediram que as companhias aéreas também tivessem cautela. Contudo, após a explosão o nível de alerta do vulcão não foi elevado, permanecendo igual ao de outros dias sem acidentes.

O Centro de Prevenção de Riscos Vulcânicos e Geológicos informou que as cinzas vulcânicas caíram ao redor do monte Merapi , em uma área de no máximo 10 quilômetros quadrados do vulcão.

A última grande erupção de Merapi ocorreu em 2010, quando 10 pessoas morreram e 280.000 habitantes foram evacuados. Mas o pior caso já registrado aconteceu em 1930 e causou 1300 mortes. Em 1994, outra explosão ocorreu deixando 60 vítimas fatais.

A Indonésia , que tem um arquipélago com mais de 17.000 ilhas e 130 vulcões, fica no cinturão de fogo do Pacífico. A região é marcada por terremotos e erupções vulcânicas devido ao atrito das placas tectônicas. 

Você viu?

Leia também: Atividade de vulcão na Nova Zelândia paralisa buscas; pelo menos 14 morreram

Veja o momento de erupção do vulcão Merapi:

Leia também: Corpos de seis vítimas são encontrados após erupção de vulcão na Nova Zelândia

E veja imagens, feitas por moradores da ilha, da nuvem que o  vulcão  gerou:



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!