Com 62% das turnas apuradas, Pete Buttigieg apresenta vantagem
Divulgação
Com 62% das turnas apuradas, Pete Buttigieg apresenta vantagem

Após um inesperado atraso na apuração, o Partido Democrata dos Estados Unidos divulgou nesta terça-feira (4) os resultados parciais do caucus de Iowa , que apontam uma disputa acirrada entre o ex-prefeito moderado Pete Buttigieg , com 26,9%, e o senador socialista Bernie Sanders , com 25,1%.

Até o momento, já foram apurados os votos de 62% dos distritos, o que deixa o caminho aberto para possíveis mudanças na liderança - no voto popular, Sanders (28.220) aparece à frente de Buttigieg (27.030).

Já a senadora de esquerda Elizabeth Warren está em terceiro lugar, com 18,3% (22.254), à frente do favorito das primárias democratas, o ex-vice-presidente Joe Biden , com 15,6% (14.176). A senadora Amy Klobuchar é a quinta colocada, com 12,6% (13.357).

Leia também: Trump comemora aprovação em Iowa com provocações aos democratas

Os resultados do caucus normalmente são anunciados na mesma noite da votação, realizada na última segunda-feira (3), mas uma "inconsistência" acabou atrasando a divulgação. Segundo o partido, o problema foi causado por um erro de programação no aplicativo criado para apurar os votos, que tiveram de ser contados manualmente.

"Isso que aconteceu é inaceitável. Peço desculpas profundamente", disse o presidente do Partido Democrata em Iowa, Troy Price. Ele não deu prazo para divulgar o resultado definitivo, mas disse que sua prioridade é a "integridade" da apuração. "Sabemos que esse dado [já divulgado] é preciso", acrescentou.

Você viu?

Importância

O caucus de Iowa, estado de 3 milhões de habitantes situado no Meio-Oeste dos EUA, abriu as primárias democratas em 2020, que definirão o adversário do republicano Donald Trump na eleição presidencial de novembro.

O estado é pouco representativo para o resultado final e distribuirá apenas 41 delegados, de um total de 3.979, mas é visto como determinante para algumas candidaturas, que podem ganhar força com uma vitória logo na estreia ou perder combustível em caso de derrota.

É o caso de Buttigieg, que aparece em quarto lugar nas pesquisas em âmbito nacional, mas deve se fortalecer com seu desempenho em Iowa. Por outro lado, Biden, que até então lutava sobretudo contra os esquerdistas Sanders e Warren, vê surgir uma alternativa que pode ameaçar sua primazia entre os moderados.

Leia também: Confusão atrapalha primárias democratas no estado de Iowa

Além disso, ao contrário de Biden, Buttigieg, ex-prefeito de South Bend, uma cidade de 100 mil habitantes situada em Indiana, é visto com alguém externo ao establishment. Tanto ele quanto Sanders haviam declarado vitória em Iowa antes da divulgação dos resultados parciais.

A próxima etapa das prévias será a primária de New Hampshire, em 10 de fevereiro, onde o senador socialista é franco favorito. Para obter a indicação democrata, o candidato precisa assegurar ao menos 1.990 delegados.

Caso ninguém alcance esse número, 771 superdelegados, que votam de acordo com sua própria consciência, serão chamados para ajudar a decidir o vencedor. A indicação será oficializada na convenção nacional do Partido Democrata, de 13 a 16 de julho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!