Agência Brasil

Morte do general Qassem Soleimani deu intensificou a tensão entre EUA e Irã
Wikimedia Commons
Morte do general Qassem Soleimani deu intensificou a tensão entre EUA e Irã


Veículos da imprensa iraniana noticiaram que o agente da CIA (agência norte-americana de inteligência) responsável pelo assassinato do general iraniano Qasem Suleimani foi morto em um avião que teria sido abatido por talibãs segunda-feira (27), no Afeganistão

O referido agente seria Michael D’Andrea . Ele vinha sendo apontado como responsável pela morte do líder da Guarda Revolucionária, durante visita a Bagdá , no Iraque . Segundo a mídia iraniana, ele está entre as vítimas da queda de um avião militar norte-americano, que os talibãs dizem ter abatido no início da semana, na região de Ghazni, a cerca de 900 quilometros da fronteira iraniana.

Você viu?

Leia também: Israel pede para líderes mundiais enfrentarem Irã para evitar 'novo Holocausto'

A notícia ainda não foi confirmada oficialmente. Os primeiros relatos sobre a morte do agente da CIA foram veiculados pela imprensa russa. Só depois foi retomada pela imprensa iraniana. A agência de notícias iraniana Tasnim cita fontes russas para afirmar que "o assassino de Soleimani estava no avião e morreu na queda".

Figura notória

Ainda segundo as notícias veiculadas no exterior, D'Andrea "é a mais relevante figura da CIA no Oriente Médio, tendo sido responsável por operações no Iraque, Irã e Afeganistão ". Segundo a imprensa estrangeira, a agência refere-se a D'Andrea como “Ayatollah Mike” ou “o príncipe das Trevas”.

D'Andrea também seria considerado o cérebro do assassinato do dirigente do Hezbollah libanês Imad Mughniyeh , em 2008.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!