OVNI foi visto em base de testes de mísseis, onde hoje é o Cazaquistão
The Living Moon
OVNI foi visto em base de testes de mísseis, onde hoje é o Cazaquistão


Um Objeto Voador Não Identificado (OVNI) foi avistado do território da União Soviética em 1973, quando ainda vigorava a Guerra Fria . Alguns detalhes do episódio estão relatados em um arquivo desclassificado da CIA   ao qual o site The Black Vault teve acesso em dezembro e divulgou no último dia 6 de janeiro.

O mesmo documento chegou a ser liberado pela CIA em 1978, mas a maior parte do texto estava editada, de maneira que era possível apenas ler que houve um encontro com um OVNI . Na versão desclassificada, o momento é descrito com mais detalhes, com base em informações dadas por uma fonte não identificada.

“Enquanto assistia uma competição esportiva entre Canadá e URSS na televisão, ele saiu para tomar um ar e observou um objeto verde ,brilhante e circular. O objeto estava situado ao oeste, em ângulo de aproximadamente 70 graus”, diz um trecho do texto.

Leia também: Colunas Marinha dos EUA confirma autenticidade de vídeos de OVNIs; assista

"Após 10 a 15 segundos de observação, o círculo verde se alargou, formando vários círculos concêntricos ao redor da massa. Poucos minutos depois, o efeito cessou. Nenhum som ou explosão foi associado ao fenômeno", completa o relato.

O episódio ocorreu onde hoje é o Cazaquistão, em território no qual a União Soviética testava, secretamente, o alcança de mísseis experimentais, assim como armas com sistema a laser, na base de Sary Shagan.

Arquivo desclassificado

Essas linhas do relatório ficaram em segredo por 42 anos e só foram reveladas após solicitação do site The Black Vault, por meio da Revisão Obrigatória de Desclassificação prevista pela lei norte-americana, que permite a qualquer um solicitar a liberação de informações de documentos oficiais que já tenham mais de 25 anos. No Brasil, o equivalente está na Lei de Acesso a Informação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!