Hassan Rohani, presidente do Irã
UN Photo/Loey Felipe/ Fotos Públicas
Hassan Rohani, presidente do Irã

Paris - França, Reino Unido e Alemanha pediram conjuntamente ao Irã no domingo que retorne "ao pleno respeito" de suas obrigações com o acordo sobre seu programa nuclear.

Leia também: Trump pede a líderes iranianos que "não matem manifestantes"

"Hoje nossa mensagem é clara: continuamos apegados ao acordo sobre a questão nuclear e à sua preservação; instamos o Irã a suspender todas as medidas incompatíveis com o acordo; pedimos ao Irã que se abstenha de qualquer nova ação violenta ou de proliferação; e continuamos prontos para dialogar com o Irã nesta base para preservar a estabilidade da região", afirmaram os três governos europeus em uma declaração conjunta, no contexto de tensões entre o Irã e os Estados Unidos .

França, Reino Unido e Alemanha são os três países europeus que assinaram em 2015, juntamente com os Estados Unidos, China e Rússia, o acordo com o Irã sobre seu programa nuclear , do qual Donald Trump retirou os Estados Unidos em 2018 unilateralmente.

Recentemente, Trump instou os europeus a abandonar o acordo e fortalecer seus esforços militares no Oriente Médio . No entanto, Paris, Londres e Berlim optaram por reafirmar sua adesão ao pacto, apesar de considerarem "essencial que o Irã volte ao pleno respeito por suas obrigações com o acordo".

Leia também: Manifestantes exigem renúncia de líderes do Irã em 2º dia de protestos

"Expressamos nossa profunda preocupação com as ações empreendidas pelo Irã, violando seus compromissos desde julho de 2019. Essas ações devem ser anuladas", acrescentaram os três governos. 

Você viu?

Teerã anunciou no dia 5 de janeiro que se desvinculava de qualquer compromiso em limitar "o número de suas centrífugas", usado para produzir combustível nuclear. 

O anúncio ocorreu dois dias depois que os Estados Unidos mataram o general iraniano Qasem Soleimani em Bagdá com um drone, em um contexto de fortes tensões entre Teerã e Washington.

Em seu comunicado, Londres, Berlim e Paris sublinham sua "prontidão" para agir "em favor da desescalada e da estabilidade na região".

"Também devemos definir um marco de longo prazo para o programa nuclear do Irã", apontaram.

Em sua declaração, os europeus citam o papel desempenhado pelos "corpos dos Guardiões da Revolução Islâmica e da força Al Qods", encarregados das operações externas do Irã, nos "eventos recentes" que "revelaram o papel desestabilizando o Irã na região".

Leia também: Bombas atingem base militar norte-americana no Iraque

Os europeus alertaram nos últimos dias que poderiam decidir ativar um mecanismo de solução de controvérsias previsto no acordo nuclear que, a longo prazo, poderia levar ao restabelecimento de sanções pelo Conselho de Segurança da ONU se o Irã não respeitasse seus compromissos

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!