Tamanho do texto

Segundo a TV estatal iraniana, ataque é uma resposta do Irã aos Estados Unidos após morte do general Qassem Suleimani em Bagdá

Lançamento de míssil arrow-options
Reprodução/Twitter
Segundo TV estatal, foguete foi disparado com forma de retaliação

A base iraquiana de Ain Al-Asad, que abriga forças americanas e iraquianas no Iraque , foi atingida nesta terça-feira (7) por foguetes , segundo autoridades dos Estados Unidos . Ainda não há informações sobre mortos e feridos, mas a rede de TV estatal do Irã assumiu o ataque .

Veja abaixo o momento em que os mísseis foram lançados.

Segundo a rede, a operação lançou "dezenas" de foguetes e é uma vingança de Teerã , capital iraniana, contra a morte do general Qassem Soleimani, morto na semana passada em um ataque aéreo americano em Bagdá , no Iraque.

Leia também: Quem é Esmail Qaani, líder que irá substituir o general iraniano morto pelos EUA

De acordo com a secretária de imprensa dos Estados Unidos, Stephanie Grisham, o presidente Donald Trump já foi avisado e ele está acompanhando de perto a situação com o auxílio de sus equipe de segurança nacional. 



Por meio de nota o Pentágono confirmou que "mais de uma dúzia de mísseis balísticos" foram lançados contra forças americanas e de coalizão no Iraque.

Mais cedo, agências internacionais disseram que seis foguetes aterrissaram na base, citando informações da rede de televisão árabe Al Mayadeen . Houve também relatos de uma explosão em Erbil, na região curda no Iraque.

Leia também: Pompeo defende ataque que matou general e garante: "EUA farão Irã se comportar"

A base aérea de Ain Al-Assad fica no oeste do Iraque, na província de Anbar. Ela começou a ser usada pelas forças americanas depois da invasão do Iraque pelos EUA em 2003, que derrubou Saddam Hussein. As tropas americanas também ficaram lá durante o combate contra o Estado Islâmico.

Veja o momento que os mísseis foram lançados: