O túmulo sem a suástica
Twitter /@virginiaraggi
O túmulo sem a suástica

Uma suástica, símbolo do nazismo , foi desenhada no túmulo de Tina Costa , integrante dos grupos de partigiani - como são chamados os heróis da resistência antifascista na Itália - e provocou polêmica em Roma.

Leia também: Vídeo flagra PMs atirando de dentro de viatura durante racha

"Com grande indignação, denunciamos que em Roma a placa comemorativa de nossa companheira partidária e comunista Tina Costa , que faleceu em março passado, foi manchada com uma suástica ", revelou a nota de Maurizio Acerbo, secretário nacional do Partido da Refundação Comunista.  Segundo o comunicado, "a placa foi fixada apenas há 20 dias pela prefeitura que dedicou o jardim em frente à sede na Piazza Cinecitta à memória de Tina".

Para encobrir o desenho, uma faixa foi colocada no local com a frase usada por Tina: "Estarei na praça até o último suspiro, porque sei que estou do lado certo e que minhas ideias são compartilhadas por muitos".

"O gesto vergonhoso e ultrajante contra uma protagonista de nossa República foi firmemente condenado pelas instituições locais e pelo mundo da política. Tina, ninguém pode esquecer sua incrível tenacidade e quatro idiotas não vão confundir sua memória", afirmou Nicola Zingaretti, secretário do Partido Democrático (PD).

Leia também: Mulher é assassinada cinco dias após morte da filha de 1 ano

A prefeita de Roma, Virginia Raggi, também condenou o ato e o classificou de "vandalismo", uma "vergonha" que será apagada. As autoridades estão investigando o caso. Tina Costa morreu no dia 20 de março deste ano, aos 93 anos. Ela era militante da Associação Nacional dos Partisans Italianos (Anpi) e da Fundação Comunista.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!