Julian Assange foi preso em Londres em abril deste ano
Sputnik/Reprodução
Julian Assange foi preso em Londres em abril deste ano

Um grupo de 60 médicos de vários países enviou uma carta à secretária do Interior do Reino Unido, Priti Patel, alertando que o fundador do WikiLeaks, o australiano Julian Assange, pode morrer na prisão caso não receba "cuidados urgentes".

Leia também: Suécia suspende investigações de estupro contra Assange

Segundo a rede SkyNews , a carta ressalta que Assange , de 48 anos, sofre de problemas físicos e psicológicos. "Do ponto de vista médico, e com base em informações atualmente disponíveis, nutrimos sérias preocupações em relação à idoneidade de Assange", diz a carta assinada por médicos de países como Estados Unidos, Itália, Alemanha e Sri Lanka.

"A nossa opinião é a de que ele necessita de uma avaliação médica urgente por parte de especialistas sobre seu estado físico e psicológico. Temos sérias preocupações de que ele possa morrer na prisão", alegou o documento, publicado pelo próprio WikiLeaks .

Você viu?

Os especialistas se basearam nas conclusões de Nils Melzer, relator especial das Nações Unidas sobre tortura e tratamentos cruéis, que analisou as audições de Assange de 21 de outubro e 1 de novembro no Reino Unido .

O australiano está detido na prisão de Belmarsh, no sul de Londres, desde maio, após o Equador revogar sua concessão de asilo - a qual permitiu que o jornalista vivesse por sete anos dentro da embaixada de Quito em Londres.

Leia também: Audiência que decide extradição de Assange para os EUA é marcada para fevereiro

No próximo mês de fevereiro, devem começar as audiências sobre o pedido de extradição dos Estados Unidos, que acusam Assange de ser o responsável pelo vazamento de milhares de documentos sigilosos através do WikiLeaks.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!