Ex-presidente do Paraguai Horácio Cartes
Agência Brasil
Ex-presidente do Paraguai Horácio Cartes

O Juiz federal convocado Gustavo Arruda, que substitui o desembargador Abel Gomes no Tribunal Regional Federal (TRF2), negou o pedido de habeas corpus do ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes , da namorada do doleiro Dario Messer, Myra Athayde, e do padrasto dela, Arleir Francisco Bellieny, nesta sexta-feira (22).

Os advogados do ex-presidente do Paraguai entraram com habeas corpus para derrubar a ordem de prisão contra ele. Ele foi o alvo principal da Operação Patrón , deflagrada pelo Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) na última terça-feira.

Cartes está foragido. O nome dele foi incluído na difusão vermelha da Interpol . Ele é amigo de Dario Messer , conhecido como o doleiro dos doleiro, preso em São Paulo em julho deste ano , após ficar 14 meses foragido como alvo da Operação Câmbio, Desligo.

De acordo com a investigação, cerca de US$ 20 milhões foram ocultados do esquema, sendo grande parte deles (mais de US$ 17 milhões) em um banco nas Bahamas. O restante foi distribuído no Paraguai entre doleiros, casas de câmbio, empresários, políticos e uma advogada.

Leia também: Longos protestos de rua no Chile pressionam Piñera e impeachment já é cogitado

A namorada de Messer, a mãe dela, a ex-deputada federal Alcione Athayde, e o padrastro dela também foram presos na Operação Patrón. Para o Ministério Público Federal (MPF), os três fazem parte do núcleo que auxiliava com o transporte e recebimento dos recursos financeiros ocultos de Messer.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!