Reunião terá presença dos presidentes da Rússia, Índia, China e África do Sul, além de Jair Bolsonaro
Agência O Globo
Reunião terá presença dos presidentes da Rússia, Índia, China e África do Sul, além de Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro inicia nesta quarta-feira (13) a 11ª Cúpula do Brics , grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro acontece até a próxima quinta-feira (14) no Palácio Itamaraty, sede do ministério das Relações Exteriores. Além do mandatário brasileiro, estarão presentes o presidente russo, Vladimir Putin, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e os chefes de Estado chinês, Xi Jinping, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Leia também: Brasil reconhece senadora que se proclamou presidente da Bolívia

Entre os principais assuntos que vão ser debatidos estão o futuro do bloco , a série de protestos em Hong Kong, além das mudanças climáticas. Temas espinhosos como as crises na Bolívia e Venezuela também estão na agenda. No entanto, o Brasil, por exemplo, é o único no Brics a reconhecer Juan Guaidó como presidente da Venezuela, e os membros também já mostram divergências sobre a crise que derrubou Evo Morales na Bolívia.

Durante a cúpula , Bolsonaro também participará de reuniões separadas com os líderes do Brics. Nesta quarta-feira (13), eles vão debater temas definidos como prioritários pelo Brasil, como ciência, tecnologia e inovação; combate a ilícitos internacionais e o terrorismo; e cooperação em saúde.

Leia também: Apoiadores de Guaidó invadem embaixada da Venezuela em Brasília

Fundado em 2006 como Bric, o bloco de países emergentes incluiu a África do Sul em 2011 e passou a se chamar Brics . Desde 2009, os encontros acontecem anualmente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!