Al-Baghdadi tinha quatro esposas
Reprodução
Al-Baghdadi tinha quatro esposas

Depois de capturar a irmã de Abu Bakr al-Baghdadi, um dos terroristas mais procurados do mundo, o governo da Turquia anunciou, nesta quarta-feira, que também prendeu uma das esposas do  líder do Estado Islâmico, morto no dia 26 de outubro. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, fez a declaração durante um discurso em Ancara, mas não deu detalhes de como a mulher foi capturada ou o nome dela.

Leia também: EUA criticam retomada de enriquecimento de urânio no Irã

Ao anunciar a captura, Erdogan criticou o modo como o presidente americano, Donald Trump , confirmou a morte do terrorista. Al-Baghdadi detonou um cinturão-bomba ao se ver encurralado pelas tropas americanas em seu esconderijo na província síria de Idlib.

"Os EUA iniciaram uma campanha de comunicação séria", disse Erdogan em seu discurso. "Nós também capturamos a esposa de Baghdadi. Mas não fizemos alvoroço por isso. Estou anunciando aqui pela primeira vez. Da mesma forma, capturamos a irmã e o cunhado".

A operação reuniu oito helicópteros, além do apoio de navios e aviões. Ao pousar, militares da Força Delta, um grupo de elite das Forças Armadas dos EUA , foram recebidos a tiros, mas conseguiram entrar no terreno ao abrir um buraco nos muros. Milicianos foram mortos e mais de 10 crianças resgatadas. Acompanhado por duas crianças, não três, como dito inicialmente, al-Baghdadi tentou se esconder em um túnel, sendo perseguido por soldados e um cão usado pelos militares. Sem saída, preferiu detonar um cinturão-bomba a se entregar, matando também os filhos.

Leia também: Mulher que acusa Trump de estupro anuncia processo por difamação

Até onde se sabe, al-Baghdadi tinha quatro mulheres — o máximo que um homem pode ter de uma só vez sob a lei islâmica. O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, havia anunciado que duas delas também haviam sido mortas no local da operação.

Embora tenha sido planejada por meses, a operação para capturar ou matar o chefe de uma das mais violentas organizações do século só chegou ao seu estágio decisivo cerca de duas semanas antes. Foi quando informações de inteligência obtida com o apoio dos curdos permitiram estabelecer a localização exata do esconderijo. Na mesma época, o presidente Trump anunciou que iria retirar suas tropas do Nordeste da Síria, onde forneciam segurança justamente aos curdos. Pouco depois, a região foi invadida pela Turquia . O general negou que os eventos estejam relacionados.

Além de Baghdadi, os EUA confirmaram a morte do porta-voz do grupo, Abu Hassan al-Muhajir, seu possível sucessor, na semana passada. Dias depois, o próprio Estado Islâmico anunciou o nome do novo líder: Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi, pouco conhecido até mesmo na comunidade de inteligência.

Leia também: Britânico estupra, encarcera e pulveriza pimenta em mulher

Para analistas, a rapidez no anúncio de um novo líder era esperada, e mostra que pouco deve mudar no funcionamento da organização, hoje mais baseada em uma ideia conjunta do que em nomes e chefes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!