Tamanho do texto

O antigo líder, Abu Bakr al-Baghdadi, morreu em um ataque americano a província de Idlib, noroeste da Síria, quando explodiu o próprio corpo

Abu Bakr al-Baghdadi morreu em operação americana na Síria arrow-options
Reprodução
Abu Bakr al-Baghdadi morreu em operação americana na Síria


O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) anunciou nesta quinta-feira (31) o nome de seu novo líder: Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurashi. Em um áudio divulgado na internet e revelado pelo portal de inteligência Site, a milícia confirma a morte do "califa" Abu Bakr al-Baghdadi, que explodiu o próprio corpo durante uma operação das Forças Armadas dos Estados Unidos, e de seu porta-voz, Abu Hassan al-Muhajir.

Leia também: Funcionário da Casa Branca testemunha em investigação do impeachment de Trump

A mensagem em áudio é de Abu Hamza al-Qurayshi, novo porta-voz do EI, e alerta para os EUA não "comemorarem" a morte de Baghdadi. Segundo ele, o nome do novo " califa " foi definido em uma assembleia de líderes e segue uma vontade do próprio Baghdadi.

De acordo com Rita Katz, diretora do Site, Qurashi é "supostamente" um membro da tribo coraixita, à qual pertencia o profeta Maomé . "Ainda assim, o discurso dá poucas informações sobre ele", disse Katz no Twitter.

Leia também: Estudante perde habilitação e passa a ir para faculdade com 'Jeep da Barbie'

Baghdadi morreu em um ataque americano na província de Idlib, noroeste da Síria, no último domingo (27). Segundo o presidente dos EUA, Donald Trump , o líder do Estado Islâmico detonou um colete explosivo e faleceu "como um cachorro" e um "covarde".

O terrorista havia sido dado como morto em inúmeras ocasiões, e seu falecimento chega após o EI ter perdido todos os territórios que controlava na Síria e no Iraque . Apesar disso, o grupo mantém a capacidade de mobilizar jihadistas, especialmente por meio da web.

    Leia tudo sobre: donald trump