Tamanho do texto

'Governos de outros países não devem interferir na eleição', respondeu Lacalle Pou. Eleição será definida entre ele e Daniel Martínez, de esquerda

Lacalle Pou vai disputar segundo turno da eleição arrow-options
BBC
Lacalle Pou já foi candidato outras vezes, mas analistas acreditam que nesta eleição as chances são maiores

O candidato da direita à presidência no Uruguai, Luis Lacalle Pou, rejeitou o apoio expressado por Jair Bolsonaro que disse que ele é seu preferido no segundo turno, que acontece em novembro. Para Lacalle Pou, governos de outros países não devem interferir na eleição. A eleição será definida entre Daniel Martínez, da governista Frente Ampla, de esquerda, e Lacalle Pou, do Partido Nacional.

Leia também: Esquerda do Uruguai enfrenta desafio para reconquistar eleitores

Em entrevista na noite de quarta-feira (30), o candidato disse que “não é bom comentar sobre eleições em outros países”. "Por sorte, no Uruguai os brasileiros não decidem".

Na semana anterior, Lacalle Pou há havia se declararo “preocupado” com as declarações  de Bolsonaro  sobre uma possível saída do Brasil do  Mercosul  , em caso de vitória do kirchnerista  Alberto Fernandéz  na eleição presidencial na vizinha Argentina. Ele baseou a campanha em um “choque de austeridade”.

O candidato , de 46 anos, que é advogado mas durante toda a vida adulta atuou como parlamentar, praticamente nasceu na política, sendo bisneto de Luis Alberto de Herrera, principal referência do partido por décadas. Seu pai é Luis Alberto Lacalle Herrera, presidente de 1990 a 1995, que, em 2009, perdeu as presidenciais para José Mujica.

Leia também: OEA inicia auditoria do resultado da eleição na Bolívia

Na eleição seguinte, o próprio Lacalle Pou foi candidato e perdeu para o atual presidente, Tabaré Vázquez, que foi o primeiro chefe de Estado do ciclo frente-amplista e termina seu segundo mandato não consecutivo. Desta vez, no entanto, analistas veem uma maior chance já  que todas as forças de direita e centro-direita tendem a apoiá-lo.