Grande parte dos britânicos é contrária a um Brexit sem acordo
Andy Rain/Agência Lusa/EPA/Direitos Reservados
Grande parte dos britânicos é contrária a um Brexit sem acordo

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, enviará uma carta à União Europeia (UE) para pedir o adiamento do Brexit caso nenhum acordo seja firmado até 19 de outubro, revelaram documentos do governo apresentado a um tribunal. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (4) pela BBC .

Leia também: Presidente peruano retoma a rotina e dá crise por encerrada

A garantia, aparentemente contraditória com a postura assumida pelo líder conservador, foi revelada em um documento apresentado pelos seus advogados, no âmbito de um processo judicial que corre na Escócia. A ação iniciada por um empresário ao lado da deputada Joanna Cherry e do advogado Jo Maugham exige que Johnson cumpra a legislação aprovada pelo Parlamento que o impede de forçar uma saída sem acordo em 31 de outubro.

"[Johnson] enviará uma carta na forma estipulada, segundo calendário, não depois de 19 de outubro", diz o texto. Até o momento, o escritório oficial de Downing Street, não fez nenhum comentário sobre a revelação dos documentos. Na última quarta-feira (2), Boris Johnson apresentou suas propostas à UE sobre a fronteira da Irlanda, o principal entrave para chegar a um acordo de divórcio. Um dia depois o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que ainda não está convencido a respeito da proposta final.

Leia também: Polícia de Nova York investiga assassinato de quatro moradores de rua

O plano de Johnson para o Brexit prevê que todo o Reino Unido saia da UE e da união aduaneira europeia no fim de 2021, quando terminar o período de transição, mas que a Irlanda do Norte permaneça no mercado único para bens agrícolas e industriais ao menos até 2025.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!