Agência Espacial Europeia divulgou um dos registros feitos por satélite
Agência Espacial Europeia
Agência Espacial Europeia divulgou um dos registros feitos por satélite

Imagens do satélite europeu Sentinel-3, do programa Copernicus, mostrou que entre os dias 1 e 24 de agosto foram registrados 3.951 incêndios na Amazônia , informou nesta quarta-feira (28) a Agência Espacial Europeia (ESA).

Em comparação com o mesmo período de 2018, o número de queimadas na região mais do que triplicou, já que foram registrados na ocasião 1.110 focos.

Segundo a ESA, as fotografias mostram como "as chamas devastam a Amazônia". Além disso, a entidade destacou que o fogo também está "afetando" algumas partes do Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina, liberando poluentes como o monóxido de carbono na atmosfera.

Leia também: Brasil aceita ajuda de R$ 51 milhões do Reino Unido para a Amazônia

O astronauta italiano da ESA, Luca Parmitano, que está no momento a cerca de 400 quilômetros de altitude, disse em uma mensagem no Twitter que "onde havia floresta, agora há campos". Os investigadores da ESA analisaram 249 imagens de agosto de 2018 e 275 fotografias do mesmo período de 2019.

"São fotos noturnas realizados graças ao satélite Sentinel-3. A Amazônia, além de ser o pulmão da Terra, é crucial para ajudar a regular o aquecimento global, porque a floresta absorve milhões de toneladas de dióxido de carbono todos os anos", concluiu a ESA.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!