Tamanho do texto

Em votação apertada, ministra da Defesa alemã foi escolhida para substituir Jean-Claude Juncker e será primeira mulher da história a ocupar o cargo

Von Der Leyen arrow-options
Reprodução/Twitter
A alemã Ursula Von der Leyen será a nova presidente da Comissão Europeia.

A União Europeia (UE) confirmou nesta terça-feria (16) que a ministra da Defesa alemã, Ursula Von der Leyen, será a nova presidente da Comissão Europeia . A organização é equivalente a um órgão executivo do bloco econômico que une os países da Europa.

Leia também: Ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo é preso nos EUA

Aos 60 anos, Von der Leyen se torna a primeira mulher na história a assumir o cargo de presidente da Comissão Europeia. A alemã tomará posse em 1° de novembro, substituindo o luxemburguês Jean-Claude Juncker.

O nome de Von der Leyen foi indicado por diversos líderes de países integrantes do bloco. Ela recebeu o apoio da primeira-ministra da Alemanha , Angela Merkel, e do presidente da França Emmanuel Macron. 

Nas eleições realizadas no parlamento da UE , a nova presidente venceu com uma pequena vantagem: 383 votos a favor e outros 327 votos contra. Em seu discurso após a vitória, Von der Leyen, prometeu uma Europa mais forte e unida. "A confiança que vocês depositaram em mim é a confiança que vocês depositaram na Europa".