Tamanho do texto

Além de ser preso, o ex-presidente deverá ser extraditado de volta ao Peru

Alejandro Toledo arrow-options
Facebook/ Alejandro Toledo
Alejandro Toledo,ex-presidente do Peru, foi preso nos EUA nesta terça-feira.

O ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo, foi preso nos Estados Unidos . O anúncio da prisão do político foi feito através do Twitter do Ministério Público do Peru nesta terça-feira (16). Além da prisão, o ex-presidente deverá ser extraditado de volta ao Peru.

Leia também: PF prende funcionários acusados de traficar remédios da Santa Casa para os EUA

Com 73 anos de idade, Alejandro Toledo foi presidente do Peru entre 2001 e 2006. Apesar disso, o político é visto pela Justiça Peruana como um fugitivo procurado. Isso porque o Toledo se mudou para os Estados Unidos para não cumprir uma decisão judicial que determinava que o político teria que cumprir 18 meses de detenção.

A razão da determinação seria um suposto envolvimento do ex-presidente com o pagamento de propinas da empreiteira brasileira Oderbrecht a políticos do Peru. Entretanto, Toledo nega qualquer envolvimento com o caso.

Atrávés de uma mensagem no Twitter, as autoridades do Peru confirmaram que, por meio da Unidade de Cooperação Judicial Internacional, Toledo está “em sua primeira audiência diante das autoridades norte-americanas”.