Donald Trump criticou embaixador e a primeira-ministra Theresa May
Flickr/The White House
Donald Trump criticou embaixador e a primeira-ministra Theresa May

Após dizer que não manterá mais contato com o embaixador britânico em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , chamou o diplomata de "muito estúpido" e "idiota pomposo e criticou a maneira como a primeira-ministra demissionáriaTheresa May conduziu as negociações do Brexit em uma série de mensagens postadas em seu Twitter na manhã desta terça-feira.

Leia também: Em Roma, Papa Francisco recebe camiseta da campanha 'Lula Livre'

"O embaixador louco que o Reino Unido impôs aos Estados Unidos não é alguém que nós gostamos, é um cara muito estúpido", disse Trump . "Eu não conheço o embaixador, mas me disseram que ele é um idiota pomposo."

A série de mensagens postadas por Trump nesta terça-feira aumentam ainda mais as tensões diplomáticas entre os aliados, catalisadas por uma série de telegramas diplomáticos vazados enviados a Londres pelo embaixador Kim Darroch . Nas comunicações, o diplomata se refere a Trump como "inepto", "atrapalhado" e "incompetente" e faz diversas críticas às políticas americanas.

Reunião com Ivanka Trump

Na segunda-feira, após Trump postar em seu Twitter que Darrach não é "querido nem bem visto" nos EUA, o embaixador foi desconvidado de um jantar oficial que aconteceu na noite de ontem na Casa Branca, em homenagem ao emir do Qatar. Nesta terça-feira, o diplomata tem uma reunião marcada com o ministro de Comércio britânico e Ivanka Trump, para acalmar os ânimos, mas ainda não está claro se sua participação será mantida.

Na manhã desta terça-feira, em reunião com seu gabinete, Theresa May voltou a dizer que mantém seu apoio a Darrach, cuja saída do cargo já estava prevista para janeiro de 2020. A crise representa um desafio para a premier e para seu sucessor, que precisará lidar com as negociações do Brexit e as consequências da possível saída britânica do bloco europeu.
Em seus tuítes desta manhã, Trump classificou o fracasso de May nas negociações como "um desastre":

"Eu disse para Theresa May como fazer o acordo, mas ela optou por sua própria maneira tola e não conseguiu fazê-lo. Um desastre!", tuitou Trump.

Motivação dos vazamentos

O próprio vazamento dos telegramas, segundo especulações, também foimotivado pela saída britânica do bloco europeu . O nome mais cotado para suceder Darrach é o veterano diplomata Mark Sedwill, atual secretário de Gabinete, visto como um obstáculo ao Brexit devido às suas posições pró-Europa.

Leia também: Embaixada de Israel posta foto em que 'apaga' prato de Bolsonaro e diverte a web

Segundo os jornais New York Times e Financial Times, entretanto, o vazamento teria sido uma manobra de pessoas ligadas a Boris Johnson, o favorito na disputa para suceder May, para impedir a nomeação de Sedwill.

De acordo com essa especulação, o candidato de Johnson para o posto seria o ultranacionalista Nigel Farage, líder do Partido do Brexit e amigo de Trump . A equipe de Johnson, entretanto, nega que o ex-prefeito de Londres pretenda indicar Farage caso assuma a chefia do governo britânico, o que será definido pelos filiados do Partido Conservador no fim deste mês de julho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!