Tamanho do texto

Líder americano convidou Mohammed bin Salman para café da manhã e o elogiou

Donald Trump
Divulgação
Donald Trump ao príncipe saudita: "Você tem feito um trabalho espetacular"

Apontado pelas Nações Unidas como responsável pelo assassinato e o desmembramento do jornalista Jamal Khashoggi, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, recebeu uma ajudar para reconstruir sua reputação mundial ao ser convidado para um café da manhã pelo presidente americano, Donald Trump. 

LEIA MAIS: Venezuela confirma morte de militar acusado de complô contra Maduro

Em encontro no Japão, onde estão para as reuniões do G-20, Trump ignorou a acusação relacionada à morte do jornalista e elogiou Salman por conceder às mulheres o direito de dirigir e pelo combate ao terrorismo.

LEIA MAIS: Bolsonaro diz que leis em excesso "amarram" ações do governo

— É como uma revolução de um jeito muito positivo. Quero apenas agradecê-lo e parabenizá-lo . Você tem feito um trabalho espetacular— disse Trump.

LEIA MAIS: Capitã presa por transportar migrantes disse temer suicídio em massa

A postura do presidente americano sinalizou que as relações entre Estados Unidos e Arábia Saudita estão acima da cobrança por soluções no caso do jornalista morto.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro , também se referiu de maneira elogiosa a Salman.  Na reunião bilateral com o príncipe, Bolsonaro declarou ser ''um prazer'' estar com bin Salman e que o Brasil estava ''de braços abertos para os senhores para aprofundar as relações''. Um assessor do príncipe em seguida retirou rapidamente da sala não só os jornalistas, que normalmente acompanham as saudações iniciais, como também uma assessora do próprio Bolsonaro.