Entre os beneficiados, estão os chamados
Reprodução/Instagram
Entre os beneficiados, estão os chamados "dreamers", jovens imigrantes que entraram nos EUA de forma ilegal quando eram crianças

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou nesta terça-feira uma medida considerada um caminho para regularizar a situação de mais de 2 milhões de imigrantes . Entre os beneficiados estão os chamados “Dreamers ”, jovens imigrantes que entraram no país de forma irregular quando eram crianças, muitas vezes junto com os pais.

Leia também: Policial acusado de negligência no massacre em escola de Parkland é preso

Pelo texto do Ato do Sonho Americano e da Promessa de 2019 , os imigrantes que atenderem às exigências do governo dos EUA teriam direito a uma permissão para ficar no país por dez anos. Se neste período eles frequentarem uma instituição de ensino superior ou as Forças Armadas por 2 anos, ou se trabalharem por 3 anos, teriam direito ao Green Card , a residência permanente nos Estados Unidos.

A medida foi aprovada por 237 votos a favor e 187 contra e poderia dar alguma tranquilidade aos “ Dreamers ”, hoje envolvidos em uma batalha legal e política sobre o direito de permanecerem no país.

Você viu?

Muitos tinham sido favorecidos por uma lei do então presidente  Obama  para regularizar, de forma temporária, quem se enquadrasse em requisitos como ter frequentado a escola e não ter antecedentes criminais.  Trump suspendeu o programa em 2017 , mas o caso está na Suprema Corte .

O problema é que a lei aprovada ainda precisa do aval do Senado, hoje comandado pelo Partido Republicano . E o presidente Donald Trump sinalizou que vai condicionar ações favoráveis aos imigrantes ao apoio dos democratas ao muro que pretende construir na fronteira com o México .

Leia também: Bar dos EUA ganha fama por permitir que ratos dividam drink com o cliente

Mesmo que a medida não vá à frente, como é o esperado, ela serve para esquentar o debate sobre a  imigração  , um dos principais temas dacampanha presidencial . 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!