Autoridades da agência nuclear do Irã informaram que aumentou quatro vezes a capacidade de produção de urânio de baixo enriquecimento do país, em meio às tensões
com os Estados Unidos (EUA).
Leia também: Trump diz que Irã receberá reação de "grande força" se atentar contra os EUA
As autoridades do Irã
fizeram o anúncio em entrevista coletiva na última segunda-feira (20). Acrescentaram que não foi violado o acordo nuclear de 2015, firmado com seis potências mundiais.
De acordo com o tratado nuclear , é permitido que o Irã enriqueça o urânio somente para cerca de 3%, tornando-o possível para utilização em usina nuclear. O país também pode armazenar uma quantidade limitada de urânio de baixo enriquecimento.
Contudo, devido ao aumento da capacidade de produção do país, as autoridades disseram que, dentro de algumas semanas, o Irã vai exceder as restrições de armazenamento estabelecidas pelo tratado nuclear.
Leia também: Irã descarta possibilidade de diálogo com Estados Unidos
No início deste mês, o presidente do Irã , Hassan Rouhani , disse que o país está voltando atrás em algumas das promessas feitas no acordo. A decisão foi tomada em retaliação à retirada unilateral dos Estados Unidos do acordo, e também pela imposição de sanções econômicas a Teerã.