Eduardo Bolsonaro disse a Macri que o Brasil não quer 'nova Venezuela na região'
Reprodução/Twitter/BolsonaroSP
Eduardo Bolsonaro disse a Macri que o Brasil não quer 'nova Venezuela na região'

Em seu segundo dia de visita a Buenos Aires, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) foi, nesta sexta-feira (17), à residência presidencial de Olivos e, após tomar café da manhã com o chefe de gabinete argentino, Marcos Peña, e o secretário de Assuntos Estratégicos, Fulvio Pompeo, teve um rápido encontro com o presidente Mauricio Macri.

As conversas com os mais altos funcionários do governo argentino giraram em torno da necessidade de aprofundar a integração entre os dois países, fechar o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE) e, por parte de Eduardo Bolsonaro , “impedir que surja uma nova Venezuela no Sul do continente”, comentaram fontes argentinas.

Em sua conversa com dois dos homens mais importantes do gabinete de Macri, o filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que, mais uma vez, teve uma agenda internacional similar à de um chanceler, mostrou-se preocupado com a possibilidade de que “o populismo volte a se impor na nossa região”.

Segundo as fontes, o deputado Bolsonaro insistiu na necessidade de “continuar trabalhando juntos nos próximos anos” e expressou o total respaldo e disposição de colaborar do governo de seu pai para que Macri seja reeleito nas eleições presidenciais de outubro.

Leia também: Eduardo Bolsonaro diz na Argentina que rechaça intervenção militar na Venezuela

Não se falou especificamente sobre a candidatura da senadora e ex-presidente Cristina Kirchner (2003-2007) e seu crescimento nas pesquisas, algo que o presidente Bolsonaro já mencionou com preocupação nos últimos dias, mas sim sobre os cenários políticos no Brasil e na Argentina e nesse aspecto, frisou a fonte, Eduardo foi enfático. "Ele assegurou que temos de evitar uma nova Venezuela", disse.

A situação da Venezuela de Nicolás Maduro , discutida ontem pelo deputado e pela deputada Cornelia Schmidt-Liermann, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara argentina (do partido do presidente Mauricio Macri ), não foi tratada em detalhe com os funcionários argentinos. O que mais interessou Eduardo foi defender a importância de ter uma integração mais ágil entre Brasil e Argentina, ampliaram as fontes locais.

Na última terça-feira (14), os presidentes Macri e Bolsonaro conversaram por telefone especificamente sobre as negociações entre Mercosul e UE, que se arrastam há mais de 15 anos. Os dois governos estão empenhados em fechar um acordo ainda este ano.

O deputado Eduardo Bolsonaro reiterou o desejo do governo de seu pai aos funcionários de Macri e também falará sobre o assunto num almoço, nesta sexta, com o chanceler argentino, Jorge Faurie. Nesta sexta à tarde, o deputado falará no Conselho Argentino de Relações Internacionais (CARI).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!