Irã negou ter envolvimento com os ataques aos petroleiros (imagem ilustrativa)
Reprodução/CreativeCommons
Irã negou ter envolvimento com os ataques aos petroleiros (imagem ilustrativa)

Os Emirados Árabes Unidos afirmaram que quatro navios comerciais foram atacados em seu litoral no domingo. Segundo a Arábia Saudita, foram alvos dois dos seus petroleiros , enquanto uma companhia da Noruega disse, por sua vez, ser proprietária da terceira embarcação. Não se sabe oficialmente a nacionalidade nem outros detalhes sobre o quarto navio, mas a emissora saudita Al Arabiya afirma que seria de propriedade dos Emirados. O caso ocorre num momento em que os Estados Unidos aumentam a presença militar na região em meio à deterioração das relações com o Irã.

Leia também: Relíquias roubadas em zonas de conflito são vendidas em grupos no Facebook

A Arábia Saudita considerou a sabotagem dos navios petroleiros , das quais não há mais informações nem evidências, uma tentativa de ameaçar a segurança de países que fornecem suprimentos brutos de petróleo. O ataque aconteceu perto de al-Fujairah, um dos maiores centros de abastecimento de combustível do mundo, nos arredores do Estreito de Ormuz.

Pelo Estreito de Ormuz passa um quinto do consumo global de petróleo, que é levado dos produtores do Oriente Médio até os principais mercados de Ásia, Europa, América do Norte e além. O canal separa o Irã da Península Arábica.

O ministro da Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, disse em comunicado que uma das duas embarcações sauditas atacadas estava a caminho para ser abastecida com petróleo no porto de Ras Tanura. O combustível seria entregue a clientes da companhia estatal Saudi Aramco nos Estados Unidos. Não houve registro de feridos nem de vazamento de petróleo, mas "significativos danos" nas estruturas das embarcações, segundo ele.

Fontes ouvidas pela agência Reuters identificaram os navios sauditas como os petroleiros Amjad e Al Marzoqah, ambos de propriedade da empresa de navegação Bahri. A companhia não respondeu a um pedido para comentar o assunto. A Thome Ship Management informou que o petroleiro MT Andrea Victory, registrado na Noruega, foi "atingido por um objeto desconhecido" que causou um buraco no casco.

Uma investigação foi aberta em coordenação com autoridades internacionais, segundo os Emirados Árabes , que pediram a potências globais que impedissem que qualquer ator tentasse prejudicar a segurança marítima.

Leia também: Após testes de armas, Trump afirma que ainda não perdeu a confiança em Kim

Você viu?

Os preços do petróleo subiram nesta segunda-feira, com o barril do petróleo do tipo Brent chegando a US$ 71,71 no início da manhã do Brasil. A  alta foi de US$ 1,09. Os mercados de ações do Golfo caíram, incluindo Dubai (2,6%) e Riad (2%).

EUA versus Irã

Ações do governo norte-americano pretendem dificultar ainda mais as relações com o Irã
Divulgação/White House
Ações do governo norte-americano pretendem dificultar ainda mais as relações com o Irã


Teerã negou envolvimento no caso, que chamou de "preocupante e terrível". Um parlamentar iraniano disse que "sabotadores de um terceiro país" podem estar por trás do ataque e que o incidente mostra que a segurança dos países do Golfo era frágil.

Leia também: Após anúncio sobre acordo nuclear, EUA impõem novas sanções ao Irã

Destacando preocupações internacionais, o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Jeremy Hunt, alertou para o risco de "um conflito acontecer por acidente", com uma "escalada não intencional" entre Washington e Teerã.

Os Estados Unidos abandonaram no ano passado o acordo nuclear de 2015,  firmado entre Irã e grandes potências globais — EUA, Rússia, China, França e Reino Unido — com a meta de o governo iraniano não produzir a bomba atômica, em troca da suspensão de sanções internacionais implementadas até então. Desde então, o governo americano aumenta as sanções contra o Irã, dizendo que quer reduzir as exportações de petróleo do país persa a zero, enquanto pressiona pela renegociação do pacto nuclear.

A Guarda Revolucionária do Irã, designada como uma organização terrorista pelos Estados Unidos, ameaçou no mês passado fechar o Estreito de Ormuz caso o governo iraniano fosse impedido de usá-lo.

Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos apoiaram as sanções dos EUA contra o Irã , um membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), mas rival nas disputas regionais. Depois que os Estados Unidos terminaram com todas as isenções de sanções que permitiam que algumas nações continuassem importando petróleo bruto iraniano, Washington disse que Riad e Abu Dhabi ajudariam a compensar qualquer escassez da oferta de petróleo.

Anteriormente neste mês, os Estados Unidos já haviam dito que os seus navios comerciais, incluindo petroleiros , navegando em águas do Oriente Médio poderiam ser alvo do Irã. Nos últimos oito dias, anunciaram primeiro o envio de um porta-aviões e bombardeiros à região e, depois, de um reforço do sistema de mísseis Patriot. O porta-aviões USS Abraham Lincoln, cujo envio foi anunciado em 5 de maio, passou pelo canal de Suez na última quinta-feira e, na sexta-feira, navegada pelo Mar Vermelho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!