Tamanho do texto

O avião derrapou na pista do aeroporto de Mandalay por cerca de 25 segundos antes de parar apenas com o auxílio dos pneus traseiros

Na manhã deste domingo (12), um piloto da companhia Myanmar Airlines fez um pouso de emergência com um avião E-190 da Embraer após uma pane no trem de pouso. Os 89 passageiros e tripulantes a bordo passam bem.

Leia também: Avião de pequeno porte cai e deixa um morto em Belo Horizonte

Imagens do pouso avião
Reprodução / YouTube
Imagens do pouso avião

A manobra do piloto foi elogiada por especialistas da Aviação Civil birmanesa. O avião UB-103 da Myanmar Airlines pousou no Aeroporto Internacional de Mandalay apenas com o auxílio dos pneus traseiros.

Leia também: Vídeos mostram desespero de passageiros ao perceberem motor de avião em chamas

O vice-diretor do Departamento de Aviação Civil da Birmânia, Ye Htut Aung, explicou em um comunicado oficial que o condutor da aeronave tentou sucessivas vezes baixar o trem de pouso, inicialmente por meio do computador de bordo e depois manualmente.

"Eles sobrevoaram o aeroporto duas vezes perguntando à torre de controle se as rodas estavam abaixadas, dizendo que havia um problema técnico", relatou Aung. Depois, "eles tiveram que pousar com as rodas traseiras", contou, "mas o condutor foi capaz de fazer isso com talento porque não houve vítimas".

Lei também: Relâmpago e tanques cheios podem ter causado fogo em avião na Rússia

Este foi o segundo incidente envolvendo voos comerciais em Mianmar em cinco dias. Na última quarta (08), o condutor de um avião  da Biman Bangladesh Airlines realizou uma aterrissagem de emergência no aeroporto de Yangun. O aparelho saiu da pista, ferindo 11 passageiros.