Vladimir Putin diz que  governo analisa simplificar o processo de obtenção da cidadania russa para todos os ucranianos
Presidência da Rússia
Vladimir Putin diz que governo analisa simplificar o processo de obtenção da cidadania russa para todos os ucranianos

O presidente da Rússia , Vladimir Putin, afirmou, neste sábado (27), que seu governo analisa simplificar o processo de obtenção da cidadania russa para todos os ucranianos. A declaração surge poucos dias depois do Kremlin adotar medida que simplificou a concessão de passaportes russos aos residentes do Leste separatista da Ucrânia.

Leia também: Moro faz apelo para manter Coaf em sua pasta e diz que Guedes "não quer" órgão

“Estamos analisando outorgar a cidadania, mediante um processo simplificado, para todos os cidadãos da Ucrânia, não apenas aos residentes das repúblicas de Lugansk e Donetsk”, declarou Putin à imprensa durante uma visita a Pequim, em uma referência às áreas separatistas apoiadas por Moscou.

A polêmica da concessão de nacionalidade russa a ucranianos vem dias depois de a Ucrânia eleger como presidente o ator e comediante Volodimir Zelenski, que assumirá o cargo em junho e já pediu à comunidade internacional para aprovar mais sanções contra Rússia como resposta.

Leia também: Menina que teve 80% do corpo queimado em vazamento continua em estado gravíssimo

A União Europeia também criticou a medida, afirmando que constituía um ataque à soberania da Ucrânia. O conflito entre o governo ucraniano e rebeldes começou depois de Moscou ter anexado a península ucraniana da Crimeia em 2014. Desde então, a guerra já causou a morte de cerca de 13 mil pessoas, apesar de cessar-fogo assinado em 2015.

Leia também: PRF apreende meia tonelada de maconha que abasteceria comunidade no Rio

Putin também disse querer saber qual a posição de Zelenskiy sobre o conflito no Leste da Ucrânia, afirmando ter a impressão de que o presidente eleito não implementaria os termos do acordo de paz assinado em Minsk em 2015. “Discutiria esta questão com ele com prazer, pois quero entender qual sua posição”, conclui o líder russo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!