Catedral de Notre Dame é analisada por peritos na manhã desta terça-feira (16), após grave incêndio em Paris
Reprodução/The Washington Post
Catedral de Notre Dame é analisada por peritos na manhã desta terça-feira (16), após grave incêndio em Paris

O incêndio desta segunda-feira (15), que destruiu parte considerável da Catedral de Notre-Dame, em Paris, foi extinguido pelos bombeiros apenas na manhã desta terça-feira (16), após mais de 12 horas de trabalho intenso dos agentes parisienses. No entanto, ainda persistem dúvidas sobre a resistência da estrutura deste, que é um símbolo da cultura europeia.

Leia também: Incêndio em Paris: relembre outros patrimônios culturais destruídos pelas chamas

Após controlar as chamas, as equipes de bombeiros e outros especialistas analisam hoje qual foi o real impacto do incêndio na catedral. O fogo, que destruiu o telhado e derrubou a "flecha", a torre mais alta de Notre-Dame , chocou o país e também o mundo inteiro, que assistiu incrédulo a história da França sendo entregue às cinzas.

"O perigo do fogo está descartado, mas se desconhece como resistirá a estrutura. Especialistas vão se reunir para investigar o caso", disse o secretário do Ministério do Interior da França , Laurent Nuñez. Nuñez disse ainda que o objetivo agora é saber se a estrutura oferece suficiente estabilidade ou se tende a desmoronar.

Ontem, diante das chamas que consomiam a catedral, um porta-voz da igreja afirmou que "não restará nada" da sua estrutura interior feita de madeira. "Está tudo queimando, não restará nada da estrutura, que data do século XIX de um lado e do XIII do outro", lamentou André Finot. 

Leia também: Jair Bolsonaro lamenta incêndio na Catedral de Notre-Dame: "Grande pesar"

Segundo Emmanuel Grégoire, vice-prefeito de Paris , uma missão especial foi iniciada para tentar salvar as obras de arte no local.

Dentro da igreja, há um acervo de importância artística inestimável, incluindo um órgão do século XVII ainda em funcionamento. Há também pinturas e gravuras que relatam a História da catedral e da cidade de Paris. Dezesseis estátuas de bronze haviam sido removidas na semana passada por conta das reformas do edifício que estão em curso.

Leia também: Trump sugere uso de aviões para conter incêndio na catedral de Notre-Dame

Segundo o corpo de bombeiros, o incêndio provavelmente está ligado às obras em Notre-Dame . A procuradoria francesa já abriu uma investigação para determinar o que iniciou o fogo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!