Tamanho do texto

Chamas tomaram conta do edifício histórico no início da tarde desta segunda-feira; autoridades confirmaram que não há vítimas nem feridos

catedral de Notre Dame
Reprodução
Incêndio atinge a catedral de Notre Dame, na França na tarde desta segunda-feira

Um incêndio de grandes proporções atinge neste momento a Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França. Uma enorme coluna de fumaça cinza pode ser vista de vários pontos da capital francesa. Equipes do Corpo de Bombeiros de Paris estão evacuando a região.

O Ministério do Interior da França confirmou que não há vítimas nem feridos no incêndio. Fontes locais disseram que é "provável" que o fogo esteja relacionado aos trabalhos de restauração que ocorriam na Catedral de Notre-Dame , um dos pontos turísticos mais visitados da Europa.

O presidente francês, Emmanuel Macron , está se dirigindo à região do incêndio. Macron tinha previsto um pronunciamento em rede nacional na noite desta segunda-feira (15), no qual anunciaria aguardadas reformas econômicas e sociais. No entanto, devido à tragédia, o presidente cancelou o compromisso.

No Twitter, Macron lamentou o ocorrido. "Pensado em todos os católicos e em todos os franceses. Como todos os nossos compatriotas, estou triste por ver esta parte de nós queimar", escreveu.

A prefeita da cidade, Anne Hidalgo, usou sua conta pessoal no Twitter para lamentar o “terrível” acidente em curso e exaltar o trabalho dos bombeiros que estão no local tentando combater as chamas . “Estamos mobilizados no local em estreita ligação com o @dioceseParis. Peço a todos respeito ao perímetro de segurança”, destacou a prefeita.

Também pelo Twitter, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que as autoridades francesas "ajam com rapidez" para conter o incêndio. "Que horrível assistir ao incêndio massivo na Catedral de Notre-Dame, em Paris. Talvez aviões com tanques de água podem ser usados para apagar o fogo. Deve-se agir rapidamente", escreveu o republicano.

Chanceler da Alemanha, Angela Merkel lamentou o incêndio. "É doloroso olhar essas imagens horríveis da Notre-Dame em chamas. A Notre-Dame é um símbolo da França e da nossa cultura europeia. Envio meus sentimentos aos nossos amigos franceses", escreveu no Twitter Steffen Seibert, o porta-voz de Merkel..

Leia também: Incêndio destrói Museu Nacional; bombeiros e Defesa Civil calculam os danos

Uma das mais importantes e famosas catedrais de Paris, a Notre-Dame , dedicada a Santa Maria, mãe de Jesus Cristo, foi construída entre 1160 e 1345, em estilo gótico. Ao longo dos anos, a catedral foi palco de cerimônias celtas e romanas, além de ter inspirado o romance conhecido como O Corcunda de Notre-Dame, do escritor francês Victor Hugo, publicado em 1831.

* Mais informações em instantes

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.