Tamanho do texto

Máquina possui 117 metros de envergadura, sendo maior que um campo de futebol, e tem um cumprimento tem 73 metros do nariz à cauda; confira

O maior avião do mundo em envergadura voou pela primeira vez neste sábado (13) sobre o estado de Mojave, na Califórnia, Estados Unidos. Batizada de Stratolaunch, a aeronave tem 117 metros de envergadura, maior que um campo de futebol oficial, que mede até 110 metros, e tem um cumprimento de 73 metros do nariz à cauda.

Leia também: Avião de pequeno porte cai e deixa um morto em Belo Horizonte

Maior avião do mundo
Stratolaunch / Divulgação
Maior avião do mundo voa pela primeira vez em na Califórnia


O maior avião do mundo foi desenvolvido pela empresa de mesmo nome e quebra o recorde que pertencia ao hidroavião Hughes H-4 Hercules, que possuía 98 metros de envergadura e voou pela primeira vez em 1947.

Leia também: Passageiros se assustam com fogo perto de avião em Confins

Segundo a Stratolaunch , o objetivo é que a aeronave funcione como uma plataforma móvel para o lançamento de satélites. A ideia é baratear o lançamento, reduzindo custos em relação aos foguetes lançados no solo.

Maior avião do mundo em seu primeiro voo
Stratolaunch / Divulgação
Maior avião do mundo em seu primeiro voo


Neste sábado, o aparelho, que consiste em duas máquinas gêmeas, voou durante duas horas e meio sobre a Califórnia, atingindo velocidades de 274 km/h e a altitude de 4.572 metros.

Leia também: China, Indonésia e Etiópia proíbem voos com modelo da Boeing após acidente

O piloto, Evan Thomas, disse aos jornalistas que a experiência foi "fantástica" e que "na maior parte do tempo, o avião voou como previsto". Além disso, a equipe avaliou que a performance do  maior avião do mundo  ocorreu sem incidentes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.