Tamanho do texto

Grupo se prepara para deixar o país da América Central rumo aos EUA no próximo dia 15 de janeiro; Trump endureceu o discurso contra imigração

Caravanas de imigrantes rumam de países da América Central para os Estados Unidos
VICTORIA RAZO / AFP
Caravanas de imigrantes rumam de países da América Central para os Estados Unidos

Uma caravana de imigrantes hondurenhos se prepara para deixar o país rumo aos Estados Unidos no próximo dia 15. Este ano, pelo menos quatro caravanas de migrantes deixaram Honduras, Guatemala e El Salvador com destino à fronteira sul dos Estados Unidos.

Leia também: Donald Trump é acusado de racismo após vídeo sobre imigrantes

A chamada para a nova mobilização foi feita nas redes sociais. "Buscamos refúgio, em Honduras eles nos matam", diz o post colocado nas redes sociais por pessoas que desejam se unir à mobilização de imigrantes .

A crise migratória atinge a Venezuela, Honduras, a Guatemala e El Salvador. Famílias inteiras tentam escapar da perseguição política, da ausência de emprego, da fome e da falta de perspectivas.

Trump subiu o tom contra caravanas de imigrantes

O presidente norte-americano, Donald Trump, endureceu o discurso contra a caravana de imigrantes
Reprodução/Flickr
O presidente norte-americano, Donald Trump, endureceu o discurso contra a caravana de imigrantes

Em outubro deste ano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , ameaçou fechar a fronteira com o México caso não houvesse controle do fluxo de imigrantes da Guatemala, Honduras e El Salvador que chegava ao país. 

O grupo saiu  San Pedro Sula, no norte de Honduras, com cerca de mil imigrantes motivados pela falta de segurança e pela busca de melhores condições de vida. O número de pessoas já subiu para 2 mil, segundo o jornal The Washington Post. Alguns deles conseguiream invadir o território norte-americano no começo do mês de dezembro.

De acordo com o Departamento de Segurança Doméstica dos EUA, houve alta de 80% no fluxo de imigrantesdesde junho e 16.658 pessoas foram detidas por tentar entrar ilegalmente no país.

Leia também: Trump barra refúgio a imigrantes que entrarem ilegalmente nos EUA

"Além de interromper todos os pagamentos a esses países, que parecem não ter quase nenhum controle sobre sua população, devo, nos termos mais enérgicos, pedir ao México que detenha esse ataque, e se não puder fazê-lo, chamarei o Exército dos EUA e fecharei nossa fronteira sul!" escreveu Trump em seu twitter.

O presidente americano também acusou o partido Democrata de estar fazendo pouco para conter a entrada de grandes grupos de imigrantes no país, por permitir "fronteiras abertas" e defender as "frágeis leis existentes".  

Trump sugeriu que a questão pode prejudicar o USMCA, acordo entre México e Canadá, anunciado no começo de outubro, que substituirá o Nafta. Disse ainda que o "ataque" à fronteira sul do país, que inclui a entrada de "criminosos e de drogas", é mais importante que o USMCA. 

Na terça-feira, o presidente já havia ameaçado cortar a assistência a El Salvador e Guatemala se "permitirem que seus cidadãos, ou outros, viajem por meio de suas fronteiras e cheguem aos EUA com a intenção de entrar de maneira ilegal". Trump também disse que suspenderia a ajuda financeira ao governo de Honduras caso não detivesse a caravana de imigrantes .

    Leia tudo sobre: Donald Trump