Kim Jong-un e Moon Jae-in se encontraram nesta terça e o conteúdo da reunião não foi revelado por nenhuma das duas Coreias
Reprodução/NDTV
Kim Jong-un e Moon Jae-in se encontraram nesta terça e o conteúdo da reunião não foi revelado por nenhuma das duas Coreias

O líder da Coreia do norte, Kim Jong-un, se reuniu, na manhã desta terça-feira (18), com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. O encontro, que aconteceu em Pyongyang, no lado norte da península, é o terceiro deste ano entre os líderes das duas Coreias. 

Leia também: Após dois anos, Coreia do Norte liga para Seul e retoma comunicação com a do Sul

A reunião, cujo conteúdo não foi revelado oficialmente por nenhum das duas Coreias , ocorreu na sede do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores, onde Kim Jong-un já recebeu uma delegação do sul em duas ocasiões e, em outras duas oportunidades, o secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Mike Pompeo.

Participaram do encontro também, pelo lado de Seul, o diretor do Escritório de Segurança Nacional, Chung Eui-yong, e o chefe do Serviço de Inteligência, Suh Hoon. Segundo as explicações dadas por um porta-voz sul-coreano, a delegação do norte foi completada pelo diretor de inteligência, Suh, Kim Yong-chol, e a vice-diretora de propaganda e irmã do líder, Kim Yo-jong.

Leia também: Coreia do Norte cancela encontro previsto com Seul

Chung e Suh são duas figuras importantes na intermediação da Coreia do Sul com os Estados Unidos. Por sua vez, Kim Yong-chol (que viajou para as terras norte-americanas neste ano) e Kim Yo-jong – considerada braço direito de seu irmão – também o são.

Com isso, a comunidade internacional entende que há fortes indicações de que ambas as partes deste encontro sintam a necessidade de desbloquear o diálogo entre Pyongyang e Washington sobre a desnuclearização da Coreia do Norte .

Apesar desta já ser a terceira vez que os líderes Kim Jong-un e Moon Jae-in se encontram, espera-se que, agora, as diferenças entre Pyongyang e Washington sobre a desnuclearização sejam esclarecidas. Porém, só pode-se comentar a respeito do conteúdo do encontro após algum comunicado oficial emitido por uma das partes.

Leia também: Estados Unidos garantem a líder da Coreia do Norte que não o derrubarão

Nos últimos encontros entre os líderes das duas Coreias , ocorridos em abril e maio deste ano, depois de tantos anos de congelamento das relações, foram dados os primeiros passos para a cúpula entre Kim e o presidente Trump, em Cingapura, ocorrida no mês de junho.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!