Garotos e o treinador, de 25 anos, estavam desaparecidos e foram encontrados em uma caverna na Tailândia
Reprodução/Twitter
Garotos e o treinador, de 25 anos, estavam desaparecidos e foram encontrados em uma caverna na Tailândia

Um grupo formado de 13 mergulhadores especialistas de várias nacionalidades e de cinco militares tailandeses desceu na manhã deste domingo, às 10h, no horário local (meia-noite pelo horário de Brasília), à rede de túneis subterrâneos nas montanhas Mae Sai para resgatar os 12 jovens e o treinador de 25 anos presos em uma caverna na Tailândia .

"Hoje é o dia D", teria dito o governador de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn, segundo a CNN. As autoridades trabalham em consonância com os familiares dos jovens que estão na caverna na Tailândia , ao apresentar o plano de resgate.

A equipe de socorristas internacionais contam com especialistas do Reino Unido, Estados Unidos, China, Austrália, Japão, Laos e Mianmar. Empresas de outros países também deram apoio ao doar equipamentos para a operação.

Como será o resgate?

Segundo as autoridades locais, eles serão retirados em quatro grupos – um com quatro pessoas e os outros com três. O resgate pode durar até quatro dias.

Dois mergulhadores irão acompanhar cada um dos garotos presos. Os meninos usarão máscara facial para passar por trechos inundados. Uma corda ajudará a guiar o grupo.

Os mergulhadores têm que atravessar cerca de 1,7 quilômetro de passagens estreitas em cada viagem para o interior da caverna. O caminho, que entre ida e volta leva cerca de 11 horas, possui trechos de visibilidade nula e correntes de água, partindo de um posto provisório no interior da caverna.

Leia também: Meninos presos em caverna escrevem carta aos pais e dizem que estão bem

Você viu?

Segundo as autoridades, médicos e membros da equipe de saúde foram colocados dentro e nas proximidades da caverna para proceder diante de uma possível transferência de emergência do grupo.

Helicópteros estão parados ao redor da caverna junto a dezenas de ambulâncias. De acordo com os planos elaborados no início desta semana, cada menino será acompanhado na viagem para o hospital por um dos pais e um profissional de saúde mental.

A mídia local informou que os médicos avaliaram os meninos dentro da caverna no sábado e elaboraram uma lista de evacuação prioritária com os mais fracos para serem resgatados primeiro e os mais fortes para saírem por último.

Um fator agravante para o processo de resgate é a previsão da chegada de mais chuvas, previstas deste domingo (8) até quarta-feira (11). As autoridades também decidiram dar ondem para que mais de mil profissionais de comunicação deixem o local. 

Grupo em caverna na Tailândia estava desaparecido

O grupo foi localizado na última segunda-feira (2). De acordo com o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, oficiais das forças navais do país encontraram os adolescentes dentro da caverna Tham Luang.

Com idade entre 11 e 16 anos, os garotos e o treinador , de 25 anos, estavam desaparecidos desde 23 de junho, quando teriam entrado na caverna durante um passeio – e foram surpreendidos por chuvas torrenciais, que impediram a entrada de mergulhadores profissionais para o resgate.

Leia também: Governo anuncia morte de mergulhador em tentativa de resgate na Tailândia

Eles teriam pedalado até o local depois do treino e podem ter entrado na  caverna na Tailândia  por um túnel estreito de 15 metros que ficou completamente cheio de água devido à forte chuva.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!