Um novo grito anti-Brexit ecoa no Reino Unido neste sábado (23). Pelo menos 100 mil pessoas estão nas ruas de Londres para pedir novo referendo sobre a saída do país da União Europeia, marcando o aniversário de dois anos da primeira votação – quando a maioria decidiu pelo abandono do grupo europeu. A manifestação foi organizada pelo grupo pré-Europa “O Voto do Povo” – e conta com apoio de autoridades, como o líder do Partido Liberal Democrata, Vince Cable.
Leia também: Explosão em estação de metrô de Londres deixa cinco feridos
Segundo informações do jornal britânico The Guardian,
o movimento anti- Brexit
conta com diferentes perfis de pessoas, sendo se reuniram hoje nas proximidades da Avenida Pall Mall seguindo em direção à sede do Parlamento. Já na estação de metrô “Victoria” acontece manifestação daqueles que são pró-Brexit.
E a multidão contrária à saída da UE leva cartazes pedindo a oportunidade de votar novamente se querem ou não firmar o acordo, que inclusive já é realizado entre a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e demais autoridades do grupo europeu – negociações que já estão em fase final e devem ser concluídas em março de 2019.
Leia também: Britânica morre de hipotermia após ficar presa em armário de ventilação de hotel
Até agora, não houve o acordo completo entre o Reino Unido e a União Europeia sobre a futura relação comercial entre as duas partes. Também não foi resolvida como fica a questão da fronteira entre as duas Irlandas. Vale lembrar que outros detalhes importantes sobre a saída do país do grupo ainda estão sob análise, como no caso do novo sistema de navegação por satélite da União Europeia, o Galileo.
No referendo realizado em 2016, que completa dois anos agora, 53,4% dos britânicos votaram a favor do Brexit , enquanto 46,6% foram contrários.