Vencedores das eleições primárias na Colômbia, Gustavo Petro e Iván Duque são escolhidos candidatos presidenciais
Twitter/Reprodução
Vencedores das eleições primárias na Colômbia, Gustavo Petro e Iván Duque são escolhidos candidatos presidenciais

Os colombianos foram à urnas neste domingo (11) para escolher os candidatos presidenciais dos partidos de esquerda e direita da Colômbia e também indicar novos líderes para o Senado e para a Câmara. O problema é que ao chegar nos locais de votação não encontraram as cédulas necessárias.

Leia também: Mercosul e União Europeia estão próximos de fechar acordo definitivo, diz Temer

Para que as primárias pudessem ser realizadas, o governo da Colômbia teve de autorizar o uso de fotocópias nessa votação, como informa a agência EFE. Logo pela manhã, eleitores do partido uribista Centro Democrático e seguidores do pré-candidato esquerdista Gustavo Petro já alertavam para a falta de cédulas suficientes.

Leia também: Avião turco cai em região montanhosa do sudeste do Irã e mata 11 pessoas

O ministro do Interior, Guillermo Rivera, culpou o Registro Nacional do Estado Civil, entidade que organizou as primárias, pela falha. Titular da entidade, Juan Carlos Galindo afirmou que foram impressos 30 milhões de cartões para a ocasião. O ministro da Fazenda, Mauricio Cárdenas, explica que o número foi pensado com base no histórico de abstenção, que costumar ser de aproximadamente 60%.

Candidatos

Ex-guerrilheiro e ex-prefeito de Bogotá, Gustavo Petro deverá ser o candidato presidencial da esquerda para as eleições que vão ocorrer no dia 27 de maio. Do outro lado, pelos partidos da direita, deverá estar o herdeiro político do senador e ex-presidente Álvaro Uribe, Iván Duque. 

Leia também: Sebastián Piñera assume presidência do Chile com promessa de fortalecer economia

Por volta das 21h deste domingo, a apuração tanto da esquerda quanto da direita para os pré-candidatos à Presidência da Colômbia já havia passado dos 80%, apontando os nomes de Petro e Duque. Petro contava com 2.300.982 votos, ou 84,77 % do total, enquanto Duque conseguiu 3.282.020 votos pelo partido Centro Democrático, equivalentes a 67,8%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!