Para Lula, é importante que Maduro não permita “o equívoco de isolar a Venezuela”
Fernando Frazão/Agência Brasil - 6.6.16
Para Lula, é importante que Maduro não permita “o equívoco de isolar a Venezuela”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, em entrevista à agência de notícias AFP , a situação venezuelana, analisando a atuação do presidente Nicolás Maduro e a crise que toma lugar no país.

Leia também: Venezuela adia eleições para segunda quinzena de maio

Para Lula, é importante que Maduro não permita “o equívoco de isolar a Venezuela”. O líder petista opinou que seu colega latino-americano deve focar em projetos de melhoria econômica, que acelerem a industrialização no país e contornem a crise de abastecimento de itens básicos que tem acometido a Venezuela.

“É preciso pensar na economia da Venezuela com muito carinho, porque a Venezuela precisa de abastecimento, precisa gerar muito emprego, precisa se industrializar, e o Maduro não pode permitir que ocorra o equívoco de fechar a Venezuela”, disse à AFP .

O ex-presidente também contou que, em 2013, quando Maduro tomou posso como mandatário venezuelano, lhe enviou uma carta com conselhos para “harmonizar a Venezuela”. Mas, disse, “por razões que Maduro não tem que me explicar, ele não adotou as medidas”.

Embora reconheça a complicada situação do país, Lula afirmou que é importante que outros países não interfiram nos processos políticos de lá.

Leia também: ONGs vão à PGR cobrar ação contra intervenção federal na segurança do RJ

“Os Estados Unidos não têm que ficar ameaçando a Venezuela, o Brasil não tem que ficar ameaçando. Com paz já é difícil a gente se desenvolver neste continente, com guerra será muito mais difícil”, disse.

Lula também pediu cuidado à imprensa na abordagem das migrações de venezuelanos para o Brasil, fugindo da deterioração econômica no país.

A chegada de venezuelanos a Roraima se intensificou nos últimos dois anos como resultado da crise no governo de Maduro. De acordo com os cálculos da Prefeitura de Boa Vista, a cidade já abriga mais de 40 mil cidadãos venezuelanos, número que representa cerca de 10% da população local, que totaliza cerca de 330 mil habitantes.

"Certas pessoas estão saindo por algum problema na Venezuela, temos que ter em conta que eles amam a Venezuela e que na medida em que as coisas melhorarem vão voltar, eles não querem viver em condições desfavoráveis em Boa Vista, seu coração está na Venezuela e querem voltar assim que for possível", concluiu Lula.

Leia também: Disciplina sobre 'golpe de 2016' entra nos planos de 13 universidades públicas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!