Pessoas evacuam prédios na Cidade do México após alerta de terremoto
Divulgação
Pessoas evacuam prédios na Cidade do México após alerta de terremoto

Um forte terremoto atingiu o estado de Oaxaca , no sul do México , na noite sexta-feira (16). Segunda as primeiras medições, o tremor teria alcançando a marca de 7.2 graus na escala Richter. O epicentro do fenômeno acontece na costa da cidade de San Agustín Chayuco. As autoridades mexicanas ainda não divulgaram o número de feridos e a posição oficial até agora é que ninguém morreu por conta do tremor.

Leia também: Treze russos são acusados na Justiça por interferência em eleição nos EUA

O tremor pode ser sentido na Cidade do México , capital do país, que fica a aproximadamente 500 quilômetros de San Agustín Chayuco. Os alarmes antissísmicos da metrópole foram acionados e a população evacuou os prédios da cidade.

Três horas após o sismo original, um novo tremor, dessa vez de 5.3 graus, reverberou no mesmo local e novamente foi sentido pela população da região.

As autoridades do país se posicionaram sobre o fenômeno. "Tratando-se de um sismo de mais de 7 graus, por protocolo se instala o Comitê Nacional de Emergência no Centro Nacional de Prevenção de Desastres", escreveu no Twitter o presidente mexicano Enrique Peña Nieto.

Você viu?

O secretário de governo do México, Alfonso Navarrete, afirmou que não se tinha notícia de vítimas fatais, apenas de perdas materiais. Alejandro Murat, governador do estado de Oaxaca, também disse que nenhuma morte havia sido confirmada. "Estou recebendo informações e ainda não há nenhuma perda humana registrada. Os danos ainda estão sendo avaliados", escreveu. O governador ainda disse que estava indo para a costa do estado, que foi a zona mais efetada pelo terremoto. 

Leia também: Jovem que matou 17 na Flórida está 'triste e arrependido', diz advogada

Além da negativa sobre mortos e feridos graves até o momento, outra boa notícia é que nenhum alerta de tsunami foi feito pelas autoridades.

Outros casos recentes

No dia 19 de setembro de 2017, um tremor de 7.1 na escala Richter matou mais de 350 pessoas na região central México, sendo 214 apenas  na capital do país. O epicentro do sismo aconteceu na cidade de Izucar de Matamoros, localizado ao sul da Cidade do México.

No dia 8 de setembro do mesmo ano, diversos estados mexicanos registraram o pior terremoto desde 1932. O sismo de 8,2 graus na escala Richter deixou 98 mortos nos estados de Oaxaca, Chiapas e Tabasco. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!