Acidente entre navios na China causa incêndio e deixa 32 desaparecidos

Colisão entre petroleiro iraniano e cargueiro chinês ocorreu neste sábado, todos os desaparecidos estavam na embarcação que ficou em chamas

Navio petroleiro de 274 metros de comprimento levava 136 mil toneladas de petróleo do Irã para a Coréia do Sul
Foto: Reprodução/ Twitter
Navio petroleiro de 274 metros de comprimento levava 136 mil toneladas de petróleo do Irã para a Coréia do Sul

Um acidente envolvendo duas embarcações na costa leste da China deixou 32 pessoas desaparecidas, sendo 30 iranianos e dois bengalis, informou neste domingo (7) o Ministério dos Transportes do país asiático. A colisão ocorreu no sábado (6), às 20h (horário local) entre um petroleiro do Irã registrado no Panamá e um navio cargueiro de Hong Kong. Todos os desaparecidos estavam na embarcação iraniana, que pegou fogo após o acidente e derramou óleo no mar.

Leia também: Perícia da PF rejeita sabotagem em acidente de avião que matou Teori Zavascki

O petroleiro seguia do Irã para a Coreia do Sul quando se envolveu no acidente com outro navio . O cargueiro tinha 21 tripulantes chineses e todos foram resgatados. O acidente aconteceu no Mar Oriental da China, a aproximadamente 257 quilômetros a leste do estuário do rio Yangtsé, perto da cidade chinesa de Xangai, segundo a agência oficial de notícias "Xinhua".

De acordo com o governo chinês , uma operação de busca está sendo realizada na região. A guarda costeira sul-coreana também enviou uma embarcação e um avião para ajudar nos trabalhos de resgate. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Leia também: Buscas pelo voo MH370 da Malaysia Airlines serão retomadas por empresa dos EUA

Prejuízo

O petroleiro de 274 metros de comprimento levava 136 mil toneladas de petróleo do Irã para a Coréia do Sul quando colidiu com o CF Crystal, que havia transportado comida dos Estados Unidos para a cidade chinesa de Guangdong.

O Ministério dos Transportes Chinês informou que a embarcação até as 9h (horário local) deste domingo ainda estava queimando. "Até agora, o petroleiro está flutuando e ainda está em chamas. Existem manchas de combustível no mar, o resgate está acontecendo", informou em comunicado.

Leia também: Aviões se chocam e causam explosão e pânico no aeroporto de Toronto, no Canadá

A agência de notícias Shana do Irã, especializada nos setores de petróleo e energia do país, informou que a embarcação foi administrada pela National Iranian Tanker Company e que sua carga valia cerca de US $ 60 milhões. Shana informou que o petróleo foi comprado por clientes sul-coreanos e que o navio estava segurado por seguradoras creditadas internacionalmente.