Uma explosão no centro de distribuição de gás de Baumgarten an der March, no leste da Áustria, deixou várias pessoas feridas e ao menos um morto, nesta terça-feira (12). O número de feridos ainda não foi confirmado pela equipe de resgate, mas a imprensa local fala que pode variar entre 18 e 60.
Leia também: Câmeras flagram explosão que deixou quatro feridos em Manhattan; assista
As causas da explosão ainda não foram informadas, mas os jornais da Áustria
têm considerado o acidente como o maior vazamento de gás ocorrido na história recente do país. O incidente foi seguido de um incêndio.
Nem as autoridades e nem o Corpo de Bombeiros acreditam que a explosão seja resultado de uma ação terrorista ou um ataque intencional.
O local onde ocorreu a incidente é o principal centro de distribuição de gás proveniente da Rússia e da Noruega no país. Baumgarten an der March fica próximo de Viena e da fronteira com a Hungria e Eslováquia.
Leia também: 'Vamos para casa', diz Putin ao ordenar retirada parcial de tropas da Síria
"A explosão ocorreu às 8h45 locais e foi seguida de um incêndio. A situação agora está sob controle", informou a polícia pelo Twitter.
Itália sem gás
Segundo a operadora do gasoduto, Gas Connect Austria, a explosão desta terça-feira não afeta a distribuição no território austríaco , reduz o fluxo de gás para a Itália, que teve que declarar estado de emergência pela interrupção da distribuição.
O gás vindo da Rússia passava pelo centro de distribuição da Áustria até chegar à Itália.
"Hoje houve um incidente em um ponto da transmissão de gás na Áustria que causou sérios problemas no fornecimento, principalmente no gás vindo da Rússia. Se tivéssemos o TAP, não precisaríamos ter declarado emergência", disse o ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Carlo Calenda, referindo-se ao gasoduto que ligaria o país ao Azerbaijão. "Serve para diversificar o fornecimento de gás", completou.
Explosão em Manhattan
O incidente desta terça-feira no país austríaco acontece um dia depois do atentado terrorista frustrado que tinha como alvo o maior terminal de ônibus do mundo, o Port Authority, em Nova York , nos Estados Unidos.
No episódio, o terrorista levava uma bomba caseira consigo quando ela explodiu antes da hora, ferindo ele e mais três pessoas. O autor do ataque, um homem de 27 anos nascido em Bangladesh, foi preso logo na sequência da explosão.
Apesar da proximidade com o atentado, a explosão na Áustria não parece se tratar de nenhum ataque terrorista, mas de um acidente de vazamento . As autoridades austríacas ainda não se pronunciaram sobre o assunto.
* Com informações da Agência Ansa.