Presidente Michel Temerviaja às 13h20 para a Argentina e participará de abertura da 11ª reunião ministerial da OMC
Lula Marques/Agência PT - 22.9.16
Presidente Michel Temerviaja às 13h20 para a Argentina e participará de abertura da 11ª reunião ministerial da OMC

A 11ª Reunião Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) começa neste domingo (10), em Buenos Aires, na Argentina , e a grande expectativa dos líderes latinos é a conclusão do acordo de comércio entre o Mercosul e a União Europeia. O presidente Michel Temer irá participar das negociações.

Leia também: PSDB decide na próxima semana se fecha questão sobre reforma da Previdência

O maior desafio para o acordo são a carne e o etanol que, por isso, podem ficar de fora das negociações. A sessão de abertura da OMC, da qual Michel Temer participará, está marcada para as 16h locais (17h em Brasília). Mas, os representantes do Mercosul devem se reunir antes para tratar das propostas apresentadas pela União Europeia. Desse modo, todos poderão se sentar à mesa para acertar as bases do acordo.

Em entrevista concedida na última semana, o subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, embaixador Carlos Márcio Cozendey, afirmou que o objetivo é de concluir as negociações em Buenos Aires, dependendo do que a UE apresentasse na oferta final.

Ainda de acordo com Cozendey, após as reuniões da OMC realizadas em Bali e Nairóbi, nas quais houve progressos na assinatura de acordos comerciais, a expectativa agora é de que aconteçam “poucos avanços” em temas importantes para o Brasil: tais como os subsídios agrícolas, comércio eletrônico e facilitação de empreendimentos.

Leia também: Lei de combate à corrupção "ainda não decolou", diz ministro da Transparência

“A reunião de Buenos Aires vai ter que dar a orientação sobre como continuar a discussão de vários desses temas. A expectativa não é de ter grandes inovações, como houve em Bali e Nairóbi, mas que a OMC possa se organizar na continuação da discussão de todos esses temas”, afirmou.

 O presidente do Brasil viaja às 13h20 para a Argentina e participará da sessão de abertura da 11ª reunião ministerial da OMC, retornando ao País ainda hoje, às 22h30 (horário de Brasília).

Dilma também na Argentina

Dilma Rousseff se encontra com Cristina Kirchner em Buenos Aires um dia antes de viagem de Temer
Reprodução/Twitter
Dilma Rousseff se encontra com Cristina Kirchner em Buenos Aires um dia antes de viagem de Temer

E não é só Michel Temer que visitará Buenos Aires neste fim de semana. A ex-presidente Dilma Rousseff passou a tarde do sábado (9) na capital argentina, onde participou de um encontro com a senadora e ex-presidente do país, Cristina Kirchner, que responde em seu país pelas acusações de obstrução de Justiça, enriquecimento ilícito, especulação com o dólar e lavagem de dinheiro. "Vim trazer minha solidariedade e conversar com a ex-presidenta da Argentina, uma amiga querida de muitos anos", disse Dilma. "Cristina é uma líder política forte e uma guerreira incansável na defesa dos interesses do povo argentino. Ela está disposta e firme em resistir. Como todos nós", ressaltou.

Leia também: Para diminuir pena, Cabral decide voltar à faculdade e vai prestar o Enem

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!