Em Santa Clara, cidade de Cuba, há um mausoléu em homenagem ao argentino Ernesto Che Guevara
Wikimedia Commons
Em Santa Clara, cidade de Cuba, há um mausoléu em homenagem ao argentino Ernesto Che Guevara

Pelo menos 70 mil cubanos prestaram homenagens ao guerrilheiro argentino Ernesto 'Che' Guevara , em celebração aos 50 anos de sua morte, neste domingo (8). Pela primeira vez, o líder da Revolução Cubana Fidel Castro, morto em novembro de 2016, não participou das comemorações em Cuba. 

Leia também: Três mil pessoas são evacuadas após incêndio em shopping de Moscou; 18 feridos

Foi Fidel Castro, amigo e parceiro de Ernesto 'Che' Guevara, quem instituiu a data do dia 8 de outubro como sendo o "Dia do Guerrilheiro Heroico" em Cuba , especialmente criado para as celebrações em homenagem ao guerrilheiro argentino, mesmo que a morte de 'Che' tenha acontecido no 9 de outubro. 

A celebração de hoje ocorreu na cidade de Santa Clara, que fica a 300 quilômetros de Havana, e teve a presença do chefe de Estado cubano, Raúl Castro, que participou do evento vestido com uniforme militar. 

Durante os eventos de hoje,  o governo de Raúl Castro também aproveitou para enfatizar uma mensagem de crítica aos Estados Unidos, alertando sobre seus "planos colonizadores" na América Latina. A tensão entre os dois países cresceu desde que o presidente republicano Donald Trump assumiu o poder e, em especial, depois de os EUA acusarem Cuba de realizar supostos "ataques sônicos" a diplomatas americanos na ilha. Além disso, diplomatas cubanos foram retirados da Embaixada de Washington. 

Leia também: No aniversário de Putin, protestos contra governo russo acabam com 290 presos

Além disso, uma comitiva oficial cubana foi enviada no sábado (7) para a Bolívia, país onde 'Che' morreu. Os enviados irão participar de uma série de atos comemorativos que estão sendo realizados com apoio do presidente Evo Morales.

O argentino Ernesto Guevara, ao lado de Castro, liderou a revolução que destituiu o ditador Fulgencio Batista do poder em Cuba. ' Che' faleceu em 1967, aos 39 anos, quando foi capturado e morto pelo Exército boliviano.

Mostra na Itália

Além das celebrações em Cuba e na Bolívia, os 50 anos de morte de Ernesto 'Che' Guevara serão lembrados do dia 6 de dezembro até abril de 2018, em Milão, na Itália. A cidade receberá uma exposição sobre a vida do guerrilheiro, apresentando mais de dois mil documentos, entre fotos, cartas e discursos ligadas ao ícone.  O objetivo da mostra é relembrar a história do comandante que simbolizou a revolução em Cuba.

Leia também: Trump diz que "só uma coisa funcionará" para impedir planos da Coreia do Norte

*As informações são da Agência Ansa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!