Papa Francisco encontrou Trump em maio deste ano; a crítica do pontífice não foi direta ao magnata, mas houve referência
Reprodução/USNews
Papa Francisco encontrou Trump em maio deste ano; a crítica do pontífice não foi direta ao magnata, mas houve referência


O papa Francisco afirmou, nesta segunda-feira (11), que o ser humano é "estúpido" por duvidar dos efeitos das mudanças climáticas no mundo. A declaração vai de encontro com o posicionamento do presidente norte-americano Donald Trump , que decidiu retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o clima, por acreditar que o acordo não é bom para a nação.

Leia também: 'Chegaremos a Roma': Estado Islâmico ameaça papa Francisco em novo vídeo

A declaração do papa Francisco foi feita em uma entrevista, durante seu voo de retorno à Itália após uma viagem pela Colômbia. "Por que demoram para ter consciência dos efeitos das mudanças climáticas?", questionou o líder católico. "Isso me faz lembrar de uma frase do Antigo Testamento: 'O homem é um estúpido'", criticou Jorge Mario Bergoglio.

O pontífice é um defensor da natureza e um crítico aberto aos modelos de exploração, particularmente do capitalismo. Suas ideias sobre o assunto, inclusive, foram publicadas na encíclica "Laudato Sì", de 2015. Além disso, Francisco fez vários apelos ambientais durante seu pontificado.

Leia também: Vaticano investiga grupo exorcista após "diálogo com o Satã" sobre morte do Papa

"O homem é um teimoso, pois o único animal do Criador que coloca a perna no mesmo buraco é o homem. O cavalo não faz isso", comentou. "E o homem não faz isso só com o meio ambiente. Há tantas decisões e contradições que dependem do dinheiro".

Líder da Igreja católica aconselha que os cientistas sejam consultados

Questionado sobre o que pensa dos políticos que se negam a reconhecer as mudanças climáticas, como o presidente norte-americano, Donald Trump, o papa respondeu que seria melhor que esses líderes "consultassem um cientista e perguntassem a ele".

Leia também: Sexo, drogas e orações: membro do Vaticano é preso por dar festa em apartamento

"Os cientistas são bem precisos e falam de maneira clara. É possível ver os efeitos das mudanças climáticas, e os cientistas dizem claramente o caminho a ser seguido. Todos nós temos uma responsabilidades, todos. Pequena ou grande. Os políticos também. É uma coisa com a qual não se pode brincar, é muito séria", defendeu o papa Francisco.

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!